A transformação MarTech: como a tecnologia irá melhorar o marketing em 2024

0

No ano passado, assistimos a uma revolução notável no desenvolvimento de modelos generativos de IA e na sua adoção generalizada por indivíduos e empresas. Dois exemplos claros foram o ChatGPT e o DALL-E da OpenAI que, em apenas alguns meses, conseguiram conquistar milhões de utilizadores em todo o mundo, garantindo ao público em geral um acesso sem precedentes a ferramentas inovadoras para a criação de textos e imagens.

Neste contexto, o setor do marketing tem feito parte da revolução provocada pela inteligência artificial. No entanto, acredito que seja  durante este ano que os especialistas e profissionais da indústria tirarão maior partido dos benefícios reais e tangíveis destas tecnologias emergentes, especialmente em termos de melhoria da produtividade e da criatividade.

Não há dúvida que este ano viveremos a expansão da MarTech e enfrentaremos uma onda de assistentes alimentados por IA treinados para automatizar tarefas repetitivas, facilitar a análise e uso de dados e otimizar a gestão de campanhas e da jornada do cliente, entre muitas outras coisas. Por isso, é importante identificarmos quais serão as próximas tendências nesta área para estarmos preparados e sabermos aproveitá-las ao máximo.

Personalização na era da IA

Em primeiro lugar, ao longo deste novo ano, vamos ver uma maior satisfação dos clientes nos call centers e chatbots no que diz respeito ao envolvimento com a IA, graças às melhorias na fluência e precisão linguística, assim como no desenvolvimento de diálogos mais empáticos. Além disso, vamos ver como os chatbots deixarão de ser simples suportes de serviços, tornando-se aplicações de marketing conversacional, onde irão reunir as preferências dos utilizadores e recomendar produtos ou serviços com base nas interações e necessidades individuais.

Na mesma linha, a segunda vaga de utilização da IA ​​irá transcender e abranger outras técnicas relacionadas com a ligação emocional das marcas e os seus clientes para potenciar, especialmente, as experiências de compra personalizadas em sites e plataformas integradas em telemóveis e dispositivos portáteis. Desta forma, poderemos compreender o comportamento detalhado dos utilizadores em tempo real, de forma a ajudar e personalizar a jornada de cada cliente, aumentar a satisfação e fidelização dos compradores regulares ou potenciais, e concluir vendas de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, durante 2024, encontraremos um maior número de marcas que irão usufruir de múltiplas ferramentas avançadas de personalização e que lhes permitirão diferenciar-se da concorrência. As vantagens de integrar estas inovações são tão evidentes que, segundo um relatório de Twilio, 62% das empresas conseguiram reter os seus compradores graças ao conteúdo que adaptaram para si.

Em última análise, estamos no momento certo para aproveitar o poder da IA ​​e dos dados próprios para ajudar a construir conexões significativas e confiáveis ​​com os consumidores. É claro que investir tempo e esforço para entender a realidade do público tornou-se uma tarefa que as empresas têm priorizado cada vez mais. Aliás, um estudo do CMO Council revela que as organizações já estão a reduzir a importância dos custos nas estratégias de marketing e a aumentar a personalização como forma de diferenciação.

Os dados e a sua relação com as pessoas

Ao longo de 2024, as marcas vão reconsiderar as suas práticas de segurança e privacidade devido à depreciação dos dados e à nova ênfase dada aos dados de origem e de primeira parte, assim como às fontes de dados de terceiros. Portanto, continuaremos a ver regulamentações globais, nacionais, federais, regionais e locais que impulsionarão mais práticas de governança de dados.

Neste sentido, o conceito de marketing responsável, e em particular as diferentes partes do processo de recolha, utilização e proteção dos dados dos clientes, desempenha um papel fundamental no envolvimento com as comunidades. A utilização responsável dos dados e da tecnologia dos clientes, o cumprimento legal, as práticas éticas, a proteção de públicos vulneráveis ​​e a promoção da responsabilidade social corporativa estarão entre as principais preocupações dos profissionais deste setor.

Da mesma forma, a incorporação do conjunto de tecnologias MarTech tornar-se-á uma área de foco chave para os CMOs, que procuram cada vez mais a capacidade de introduzir facilmente soluções rápidas e oportunas, e serem capazes de criar estratégias de marketing mais avançadas e bem-sucedidas.

Tal como aconteceu no ano passado, durante 2024 iremos também descobrir um grande número de tecnologias emergentes que irão desempenhar um papel fundamental na transformação e democratização da utilização da IA ​​generativa na área do marketing, pelo que testemunharemos como as empresas procurarão criar relações mais próximas, mais responsáveis ​​e “moldadas” aos seus utilizadores.  Só assim se abrirá caminho para a tão necessária agilidade técnica, melhorando o ROI de marketing e ajudando os CMOs a aumentar a utilização das aplicações existentes.

Share

About Author

Sofia Real

Sr Marketing Specialist

Sofia has an academic background in Marketing Management and professional experience mainly in IT companies. She has an extensive experience in the field of marketing communications in B-to-B market, both from a strategic and operational role. Experience with the development and execution of various marketing and communication projects, event organization and copy-writing. She is also much involved with online communications, including email marketing, content management, search engine optimization, web writing and web analytics. Sofia is Sr Marketing Specialist at SAS in Portugal.

Leave A Reply

Back to Top