História do SAS LAB na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

0

Origem e benefícios do Laboratório Científico criado pelo SAS, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. No final do ano passado, o SAS Portugal anunciou a criação de um laboratório científico - designado SAS-FCUL Lab - na FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o objetivo de proporcionar aos estudantes contato com software atualizado, que permitisse a análise de grandes volumes de dados utilizando Advanced Analytics e Machine Learning.

A ideia era que tanto estudantes como professores, investigadores, colaboradores de clientes ou mesmo parceiros do SAS usassem e tirassem proveito deste laboratório, que será palco de sessões de formação e workhops, com recurso à utilização do SAS OnDemand for Academics ou SAS Viya for Learners, entre outras iniciativas na área da analítica avançada.

História do SAS LAB
História do SAS LAB

Aquando do anúncio desta iniciativa, Jos van der Velden, Academic Program Manager do SAS, realçou que a assinatura deste protocolo de colaboração com a FCUL era um passo em frente, defendendo que munir a Faculdade com este laboratório tecnológico seria uma ajuda no reforço das competências e valências do seu corpo docente e alunos.

Mas como surgiu a ideia de criar este laboratório tecnológico, que servirá não só a comunidade estudantil, como também a comunidade em geral?

Na verdade, tudo começou em 2020 quando fui dar aulas na Universidade de Lisboa num Mestrado em Matemática Aplicada e Economia. Na altura, juntei-me à Teresa Alpuim, Professora Doutora e Presidente do Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e ao João José Ferreira Gomes, Professor Doutor e Pesquisador da FCUL e criámos uma cadeira de Estatística e Data Science, chamada de Practical Statistics and Data Science, que, como o próprio nome se refere tem um grande apelo prático. Tendo sido aí que surgiu a ideia de convidar pessoas do mercado, para avaliar os alunos.

Depois disto, questionámo-nos “Por que não criar um local “físico” onde pudéssemos ter uma interação entre a Universidade, o mercado e o SAS?”, surgindo então o plano de criação do SAS LAB.

Como é sabido, é longa a relação e historial do SAS com o mundo académico e, por isso mesmo, fazia todo o sentido trabalhar este ecossistema.

Foi assim que nasceu o Laboratório SAS na FCUL, traçando como papel estratégico não só espalhar a mensagem e soluções SAS entre Professores e Alunos, mas também aproximar o Mundo Académico do Mundo Corporativo (já que há muitos alunos a trabalhar em empresas, a ideia é promover a interação entre as teorias estudadas e as aplicações no mundo real).

E como tem sido o feedback e reação do corpo docente e estudantes, face a esta iniciativa?

Deixo-vos abaixo alguns testemunhos…

José Nuno Vieira. Head of Data Science - Center for Artificial Intelligence and Analytics | Data Science. Fidelidade

José Nuno Vieira - Fidelidade

O formato desta iniciativa é, na minha opinião, uma oportunidade única para os alunos não só receberem um feedback associado à componente letiva, como também um feedback de negócio, isto é, conselhos e sugestões de como traduzir os resultados obtidos para um público-alvo do mundo empresarial. Saber explicar os conceitos técnicos e fazer a sua tradução para conceitos de negócio é um trabalho que requer prática e, este momento, permite dar início a essa aprendizagem, que acompanhará os alunos na sua vida profissional. Foi também a minha oportunidade de conhecer o SAS Lab e constatar que a FCUL tem, agora, um novo espaço propício para a aprendizagem destes temas de Analítica Avançada. Obrigado ao Prof. Ricardo Galante pelo convite e parabéns a todos os alunos.”

 

 

 

Tiago Mateus. Head of CRM and Customer Intelligence. Millennium BCP

Tiago Mateus - Millennium BCP

“Foi com enorme satisfação que participei no SAS LAB, a convite do Ricardo Galante. Na minha opinião foi uma excelente iniciativa que permite, por um lado, analisar problemas com técnicas de data science e por outro lado, dar a oportunidade aos alunos de apresentar as suas soluções, para os problemas identificados, com criatividade diversificada. São estas experiências e problemas desafiantes que fazem estes alunos crescer e prepará-los ainda melhor para o mercado de trabalho.”

 

 

 

 

Ana Rita Dias (Aluna). Mestranda em Estatística e Investigação Operacional

Ana Rita Dias
Ana Rita Dias - Aluna

“Sou licenciada em Matemática Aplicada e estou, atualmente, no segundo ano do Mestrado em Estatística e Investigação Operacional. A unidade curricular Estatística Prática e Ciências de Dados aprofundou conceitos basilares da área de Data Science, tornando os modelos analíticos 'black boxes' em 'glass boxes'. A unidade curricular permitiu ainda aprimorar a componente de oralidade numa vertente mais ' business', colmatando assim a abordagem académica a que estamos acostumados. Na última apresentação tivemos o privilégio de ter a presença de profissionais de várias empresas, aproximando os alunos ao mundo e visão empresarial. Desta forma, Estatística Prática e Ciência de Dados é um curso que possibilita os alunos darem os primeiros passos em direção ao mundo do negócio.”

 

 

 

Sofia Comparada (Aluna). Mestranda em Estatística e Investigação Operacional 

Sofia Comparada (Aluna)
Sofia Comparada (Aluna)

"Sou aluna do mestrado em matemática aplicada à economia e gestão e tive a sorte de poder ter a disciplina Practical Statistics and Data Science. Digo isto, porque esta deu-me a oportunidade de adquirir diversos conhecimentos novos, como o software SAS que me permitiu enriquecer conhecimentos fundamentais para o dia-a-dia. No meu ponto de vista, a avaliação desta cadeira é justa e essencial visto que, num mestrado como este, a prática é fundamental, "pôr a mão na massa" acaba por ser mais importante do que “decorar” certos comandos. Para além disto, esta é uma cadeira que nos prepara bastante para a realidade profissional. A ligação entre a faculdade e a empresa é um tema bastante sensível e, por vezes, bastante difícil de se concretizar, e esta cadeira tem a vantagem de poder conseguir fazer isso uma realidade. Felizmente, tive a sorte de ter tido esta cadeira e de me ter sido proporcionado esta aprendizagem tão fundamental, que deveria estar presente em diversos mestrados ou até mesmo licenciaturas."

 

 

 

Pedro Pires (Aluno). Mestrando em Estatística e Investigação Operacional

“A unidade curricular “Estatística Prática e Ciência dos Dados” é uma mais-valia para qualquer estudante que pretenda criar uma conjugação equilibrada e eficaz entre a visão académica desenvolvida ao longo dos anos de estudo e a visão que esta UC pretende desenvolver: business oriented.”

Pedro Pires (Aluno)
Share

About Author

Ricardo Galante

Senior Systems Engineer - Customer Advisory

Ricardo é Analytics Customer Advisor no SAS Institute sendo um dos responsável pela área de Business Advanced Analytics em Portugal em diferentes indústrias.  Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado na área analítica, com sólida atuação em inteligência artificial, data science e estatística. É docente convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e também na Universidade Europeia e no IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) onde ministra cursos de Data Science. É Doutorando em Estatística na Universidade de Lisboa, Mestre e Graduado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Leave A Reply

Back to Top