SAS + CISCO = Edge-to-Enterprise IoT Analytics Platform

0

A Internet das Coisas  - IoT -  veio para ficar. Segundo o estudo “2017 Internet of Things ROI Research Study”, levado a cabo pelo Internet of Things Institute (IoTi), em colaboração com o SAS, revela que a maioria das instituições inquiridas ainda estão numa fase inicial de implementação de IoT e analíticas, com 36% a já terem terminado a implementação de pelo menos um projecto. A este número junta-se um outro: o número de dispositivos ligados à internet. Segundo dados da CISCO serão 50 mil milhões em 2020, e o valor deverá aumentar 10 vezes até 2030.

Existem inúmeras oportunidades associadas à disseminação da IoT. Num simples exemplo, imagine todos dos dados que estarão disponíveis e que permitirão optimizar uma grelha de distribuição da electricidade. Os dados fornecidos pelos sensores permitirão não só uma melhor distribuição da electricidade e optimização dos preços como ajudarão na sua manutenção.

Mas, para que isto realmente aconteça é preciso ter parceiros com provas dadas. E, a pensar neste cenário o SAS e a CISCO juntaram-se para apresentar a Cisco SAS Edge-to-Enterprise IoT Analytics Platform, a primeira arquitectura validada pelo sector para análise corporativa completa de IoT. Uma solução que “combina o poder da infra-estrutura de centro de dados e de rede da Cisco com os recursos em analíticas avançadas e análises de fluxo contínuo do SAS e que serve de base a implementações de IoT entre sectores”, esclarece Oliver Schabenberger, executive Vice President, Chief Operating Officer e Chief Technology Officer no SAS. A disponibilização de analíticas em todo o processo é a grande vantagem desta parceria. Mas, para tal, é preciso que as analíticas sejam integradas em todo o ciclo de vida analítico, para que os modelos criados na cloud ou no centro de dados possam ser facilmente entregues e geridos através das empresas. O que foi feito, pelo SAS, através da selecção de 829 routers industriais, a funcionar como dispositivos de ponta e servidores de sistema unificado de computação.

Esta plataforma, a primeira criada especificamente para a análise de IoT tem a particularidade de ser flexível e escalável, ajudando as empresas a aplicar analíticas em várias camadas da rede, tendo por base os seus requisitos de volume, velocidade e latência. Mais importante, permite que as organizações centrem os seus esforços em descobrir resultados significativos, em vez de se esforçarem para montar uma plataforma caseira de IoT.

Nota: no próximo dia 28 de Junho o Hotel Dom Pedro, em Lisboa, recebe o “From Edge to Enterprise with Real-Time Analytics”, um evento organizado pelo SAS e pela CISCO, com o intuito de explicar o impacto do IoT nos negócios assim como a importância das analíticas dos dados obtidos. Será também possível assistir a demonstrações práticas da solução.

Tags IoT
Share

About Author

Sofia Real

Sr Marketing Specialist

Sofia has an academic background in Marketing Management and professional experience mainly in IT companies. She has an extensive experience in the field of marketing communications in B-to-B market, both from a strategic and operational role. Experience with the development and execution of various marketing and communication projects, event organization and copy-writing. She is also much involved with online communications, including email marketing, content management, search engine optimization, web writing and web analytics. Sofia is Sr Marketing Specialist at SAS in Portugal.

Leave A Reply

Back to Top