A previsão do incontrolável: uso de IA para prevenir danos causados por enchentes

0

Mesmo com a tecnologia disponível atualmente, é muito difícil prever quando, onde e como podem ocorrer danos causados pelo clima. Custos com inundações devem crescer exponencialmente nos próximos 20 anos e a crise climática é uma ameaça constante. Infelizmente, desastres naturais nunca deixarão de existir, mas podemos fazer nosso melhor para minimizar sua destruição – incluindo previsão e preparação contra enchentes. Usando a inteligência artificial do SAS, organizações e equipes do Hackathon vêm trabalhando para melhorar o mundo. Aqui temos uma lista de contribuições incríveis pensadas para ajudar a reduzir os danos causados por inundações no mundo todo.

Ajuda em caso de desastres na Austrália

Este ano, a Australia vivenciou um recorde de incêndios e enchentes. O coala, em risco de extinção, luta para sobreviver com sua casa e habitat destruídos. Com IA, a empresa de tecnologia australiana Attentis desenhou e fabricou um sensor inteligente que oferece informações e monitoramento, em tempo real, para autoridades e equipes de emergência. Compreendendo o que ameaça os coalas – como incêndios e inundações que destroem seu habitat – os cientistas podem avaliar a saúde da população e desenvolver estratégias que sustentem o número de coalas. Saiba mais aqui.

Equipe Deloitte: enfrentando desastres com IA

Os dados mais recentes mostram que as enchentes foram responsáveis por mais de 6 mil mortes e bilhões de dólares em danos no Canadá. A equipe Deloitte (participante da Hackathon SAS) usa o DRAI (disaster response AI) para avisar e orientar o governo canadense e organizações relevantes sobre áreas do território nacional suscetíveis a inundações. O DRAI garante que o governo e outras organizações tomem decisões mais bem informadas e direcionem recursos quando ocorrem desastres naturais. Acesse aqui para saber mais. 

Heidelberg, cidade inteligente

Em Heidelberg, na Alemanha, ficam algumas das maiores e mais antigas universidades, além de ser um hub de inovação. Ao longo da história, Heidelberg sofreu muitos danos causados por inundações. O mais recente foi em Ahr Valley, em 2021. Com um centro de inovações tecnológicas na cidade, Heidelberg conseguiu usar instrumentos de previsão de padrões de inundação com ótima precisão. Confira aqui mais informações sobre este projeto. 

Avaliação de risco de desastre natural com dados de satélite

Dados de satélite ajudam muito em cenários já conhecidos e em outros surpreendentes, incluindo observação do crescimento populacional, previsão de níveis de pólen no ar e medição de níveis de águas. A equipe LiveEO participou da Hackathon SAS usando dados públicos de satélites para desenvolver um modelo de risco de enchentes. O modelo ajuda a prever e prevenir desastres relacionados a inundações na Alemanha. Saiba mais.

Cidade de Cary

Com o crescimento populacional de Cary, na Carolina do Norte, a cidade inteligente tem uma equipe dedicada ao uso de tecnologia IoT e nuvem para o benefício da comunidade. Com a análise do fluxo de dados de sensores de água pluvial, alimentados por energia solar, as autoridades de Cary conseguem garantir que seus cidadãos fiquem protegidos contra enchentes e que as bacias hidrográficas locais se mantenham seguras. Conheça o projeto.

Jacarta, cidade inteligente

Em 2019, a plataforma digital e o aplicativo Jakarta Kini (JAKI) foram desenvolvidos pela Jakarta Smart City usando analytics de IoT, do SAS, para prever e monitorar áreas de risco em tempo real. O JAKI reduz danos potenciais e aumenta a conscientização pública sobre possíveis desastres. Com recursos de previsão, as autoridades de Jacarta podem determinar melhor quando ativar bombas d’água, acelerar resposta a desastres e aprimorar a prontidão em caso de emergências naturais. Saiba mais aqui.

A tecnologia continua revolucionando o mundo. Com seu avanço, é incrível ver o bem que a sociedade consegue alcançar. Para ler mais sobre como o SAS desenvolve soluções pelo mundo, visite Analytics Solutions for Smart Cities & Communities | SAS

Share

About Author

Olivia Ojeda

Olivia Ojeda is an Associate Communications Specialist on the Thought Leadership, Editorial and Content team at SAS. In 2023, she graduated with a degree in Business Administration/Marketing from North Carolina State University. Day-to-day she helps write and edit collateral and enjoys creating colorful and creative blog posts.

Leave A Reply

Back to Top