Como analytics ajudou a aliviar a crise do COVID-19 em Jacarta

0

Quando a pandemia do COVID-19 atingiu a Indonésia, bloqueios e restrições de atividade fecharam grande parte do comércio, ameaçando o sustento de milhões de pessoas. Isso porque o país possui mais de 64 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), responsáveis por empregar 97% da força de trabalho do país. Para se ter uma ideia desse impacto, o PIB do país teve queda de 60% no segundo trimestre de 2020, em comparação com o primeiro, com a chegada do vírus.

Neste cenário, Jacarta, a maior economia da Indonésia, foi a cidade mais afetada. O governo lançou mão de iniciativas como a criação de uma plataforma de colaboração para oferecer benefícios como treinamento e financiamento para empresários afetados. A iniciativa foi muito bem recebida pelas MPMEs e chegou a 287 mil inscritos. Mas, para que a plataforma funcionasse da melhor forma, haviam desafios que chamaram a atenção de um grupo de cientistas de dados do país que decidiram, então, usar dados, advanced analitics, IA e machine learning para auxiliar o governo de Jacarta.

A história de como eles conseguiram utilizar a tecnologia para amenizar o impacto da pandemia na economia foi contada durante o segunda dia do evento online SAS Explore. Foram desenvolvidos dois sistemas de suporte de decisões para serem utilizados pelo governo local na plataforma de colaboração, conforme contou Muhammad Iqbal, da StarCore Analytics. Os objetivos eram auxiliar nas decisões referentes a alocação do orçamento e priorização de áreas, com ajuda das soluções de analytics do SAS.

Atika Nur Ramania, head de comunicação, informação e estatística de Jacarta, diz que o SAS ajudou o governo a construir o modelo que os guia quanto a qual empresa auxiliar, com qual valor e, ainda, como isso ajudará a impulsionar a economia. "Essas soluções nos ajudam a monitorar, avaliar e constantemente melhorar nossas decisões para melhorar Jacarta e contribuir com a nação", afirma.

Vale lembrar que a equipe da StarCore foi vencedora do SAS Hackathon de 2022 na categoria setor público por utilizar SAS e Python para mapear e otimizar o desembolso de ajuda financeira para as MPMEs. Confira aqui o replay da apresentação no SAS Explore

 

Share

About Author

Carolina Pereira

Especialista sênior de comunicação corporativa

Jornalista pós-graduada em economia com quase 20 anos de experiência em conteúdo/comunicação corporativa. Passagens por grandes redações na cobertura de economia, negócios e tecnologia, além de agências de PR e empresas multinacionais. Faz parte do time de marketing do SAS Brasil.

Leave A Reply

Back to Top