Executivo da Via Varejo fala em palestra no Retail Summit 2021 sobre a transformação digital no setor

0

Com metáforas interessantes, comparando dados e tecnologia com fazendas e foguetes, Kendji Wolf se orgulha dos algoritmos e das conquistas na Via Varejo. Atualmente a companhia conta com a Via Hubby, que administra toda parte tecnológica da empresa, como sistemas, arquitetura e dados.

O executivo abre um parênteses para reflexão: por que é tão difícil ter retorno com iniciativas de dados dentro de uma empresa?

Em geral, na maioria dos negócios, a área de tecnologia é vista como árida, com muitos problemas, e complicada de trabalhar, além de que, iniciativas de dados exigem muito dinheiro, e algumas vezes são projetos que acabam naufragando. Hoje a Via Varejo é uma empresa próspera e estruturada em relação à tecnologia, afirma.

Seguindo a linha das metáforas, as vendas são como plantações, não são feitas do dia para a noite, no dia a dia é feito um trabalho de conquista do cliente, para de fato executar a compra. E, segundo o executivo, assim foi que surgiu o comércio na Via Varejo. Dados funcionam como fertilizantes, ajudam a trabalhar e produzir mais. Utilizando dados, é possível capturar mais clientes, consequentemente reflete em preços mais adequados, e então permite sonhar com outros varejos, e por que não ser um marketplace ao redor do mundo?

A base do conhecimento é o dado e o valor que é extraído dele. "Antes existia o vendedor que tinha um caderninho com anotações, ou uma memória muito boa, e qualquer informação relevante da vida daquele cliente, era importante para gerar uma venda", compara.

Hoje, em tempos digitais, as coisas mudaram, mas o propósito e o objetivo são os mesmos: fazer valor com um dado, ainda que valor remeta a dinheiro, neste caso, vale ressaltar que estamos falando do consumidor que muita das vezes economiza seu dinheiro para comprar um sofá, uma geladeira, paga suas prestações para realização de um sonho.

Falando de mitigação de fraude, a utilização de IA e Machine Learning contribui para a avaliação da mudança de perfil de compra relacionada ao histórico anterior. Com certeza IA é um dos maiores resultados obtidos. Wolf relata que, em 2020, o investimento feito em dados pagou um ano de toda a área, evitando uma semana de fraude identificada no início de 2021.

Dados têm seu papel relevante em logística também: economizar o tempo de carga e otimizar rota, é também um fator de sucesso decorrente da análise de dados com IA. Hoje, um Data Lake com analytics plugadas, organiza as informações com um nível de maturidade, e resposta eficiente dentro de casa, e ainda obtém feedbacks de outras empresas, como bancos e telcos.

Com toda a construção da jornada em dados, o executivo identifica algumas lições aprendidas: times focados em soluções e uma tecnologia que funciona evitam maiores problemas a médio e longo prazo, além de permitir a escala do negócio em patamares jamais imagináveis; comunicação constante, quanto mais eficaz, melhor; trabalho conjunto com outras áreas de negócios, marketing, logística, fraude, crédito e cobrança, sempre traz o melhor de cada área, e contribui na superação das dificuldades; apoio e parceria  do C level, para a jornada é fundamental para grandes resultados.

Kendji costuma dizer, ao final de cada dia: “dados e tecnologia podem atuar em todos os ciclos de vida do cliente, desde o marketing com campanhas mais assertivas, pricing, quando faz um preço adequado, marketplace, com o parceiro certo para venda, logística eficiente para entregas rápidas, atendimento preventivo, e rápido. Quando há erros, todo este conjunto faz a diferença, e por trás de cada ciclo, não se pode negar, existe análise de dados.”

Para assistir ao evento na íntegra, acesse: https://www.sas.com/pt_br/webinars/retail-summit-2021.html

Share

About Author

Alice Correa

Assistente de Marketing, SAS

Alice Correa é formada em secretariado e gestão de pessoas, com 20 anos de experiência no mundo corporativo. Faz parte do time de marketing do SAS desde o início de 2021, com foco principalmente nas atividades de comunicação interna e externa. Curiosidade e criatividade fazem parte do seu dia a dia, tem paixão pelos temas ligados à diversidade e à inclusão e, nas horas vagas, é padeira. ;)

Leave A Reply

Back to Top