O futuro da educação sobre dados          

0

Em uma apresentação leve e interativa, Lucy Kosturko, Jennifer Sabourin, Emily Pressman e Lynn Letukas, todas do SAS, demonstraram a importância da habilidade de se ler os dados nos dias atuais. O painel foi iniciado com a apresentação de um gráfico sobre hospitalizações e mortes de jovens adultos por COVID-19, em março de 2020, nos Estados Unidos. (Clonazepam) Então, as apresentadoras convidaram o público a imaginar qual seria a manchete que acompanharia aquele gráfico – e mostraram que, naquele caso específico, o jornal tentou manipular os dados de modo a levar os leitores a entende-los de outra maneira.

O exercício teve como intenção reforçar algo que a pandemia deixou muito claro: a necessidade de alfabetizar as pessoas em relação aos dados para que elas não sejam enganadas por fake news. O uso de dados possibilita a compreensão do cenário atual como um todo, viabilizando caminhos para mudar o mundo e enfrentar desafios, transformando o presente e melhorando o futuro por meio de decisões assertivas, e por isso, é de extrema importância que sejam acessíveis para todos.

Por isso, o SAS está lançando uma iniciativa para alfabetização em dados. O curso Data Literacy Essentials, gratuito e focado em crianças e jovens de ensino fundamental e médio, promove a educação em dados de forma interativa - utilizando de informações, cores e emojis personalizados, que captam a atenção dos jovens - atuando como um programa de educação que auxilia na habilidade de compreensão e questionamento dos dados e suas funções, além de estimular a curiosidade e capacidade crítica dos alunos.

O curso visa ampliar a capacidade de leitura, trabalho, análise e comunicação por meio dos dados para todas as faixas etárias para que seus usuários possam tomar melhores decisões, e conta com uma etapa de introdução sobre os dados, seguida por etapas de ensino de estratégias para o uso de dados de forma consciente. O intuito da viabilização do curso é prover confiança, conhecimento e responsabilidade para permitir que as pessoas questionem e saibam diferenciar o tipo e a veracidade de informações recebidas.

Amanhã tem mais! Inscreva-se e não perca o último dia de SAS Global Forum: https://www.sas.com/en_us/events/sas-global-forum.html

Tags
Share

About Author

Leticia Medeiros

PR e Field Marketing

Leave A Reply

Back to Top