A ponte perfeita entre o mundo académico e o mundo empresarial

0

No início de 2020, numa parceria entre a Universidade de Lisboa e o SAS Portugal, foi criada a disciplina Practical Statistics and Data Science. Esta disciplina passou a fazer parte do plano de estudos do Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A proposta deste curso passa não só por proporcionar aos alunos uma sólida formação analítica, mas também ensiná-los a utilizar essas técnicas em ambiente empresarial, na perspectiva da sua futura atividade profissional. Durante o curso, os alunos foram desafiados a resolver problemas reais de negócio, recorrendo a técnicas matemáticas, estatísticas e de Ciência de Dados lecionadas nas aulas, utilizando para tal o software SAS Viya for Learners.

O objetivo é pois, “estreitar” a ligação entre estes dois mundos – Académico e Empresarial -  proporcionando aos alunos situações em que possam trabalhar e aprofundar os seus conhecimentos com casos comuns e reais de empresas, mas dentro da sala de aula.

Desta forma, e seguindo a lógica de formação assente em casos práticos, foi estipulada também uma nova forma de avaliação. As tradicionais provas e exames foram substituídas por resolução de um use case real e apresentação executiva da solução proposta.

“A ideia de uma disciplina com este formato inovador, surgiu a partir de conversas entre mim e o Dr. Ricardo Galante, no âmbito de colaborações anteriores entre o meu Departamento de Estatística e Investigação Operacional e o SAS Portugal, sobre a necessidade de dar mais formação aos nossos alunos de pós-graduação no sentido de saberem utilizar os conhecimentos de estatística e machine learning, que aprendem aqui com bastante profundidade, na perspectiva da criação de valor para os negócios, com recurso a software potente e de grande eficiência, como é o caso da Plataforma SAS Viya.
O resultado foi excelente, pois os alunos entusiasmaram-se imenso pela disciplina e empenharam-se muito na realização dos trabalhos propostos, o que se traduziu na boa qualidade das apresentações finais.”
Profª Teresa Alpuim
Departamento de Estatística e Investigação Operacional, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Deste modo, a turma foi dividida em grupos como se se tratasse de consultoras. Cada “consultora” teria que resolver um problema de negócio real utilizando técnicas matemáticas, estatísticas e de machine learning. Além de solucionar os problemas de negócio, os alunos tinham também que apresentar as soluções ao “comité executivo”, leia-se júri. Na apresentação tinham que demonstrar não só os resultados analíticos, mas também realçar os benefícios da sua utilização bem como os principais resultados alcançados.

TRABALHO FINAL – Ajudar a Paralyzed Veterans of America (PVA)

A associação PVA foi originalmente fundada em 1946, por um grupo de militares que regressaram da Segunda Guerra Mundial com lesões na medula espinal. Regressaram a uma nação grata, mas também a um mundo com poucas soluções para os grandes desafios que enfrentaram. Estes heróis feridos tomaram a decisão não só de viver, mas de viver com dignidade como contribuintes para a sociedade. Criaram os Veteranos Paralisados da América, uma organização dedicada a servir os veteranos - e à investigação médica e sensibilização dos direitos civis para todas as pessoas com deficiência. Trata-se de um organismo que depende essencialmente de donativos.

Tendo todo este contexto, os alunos receberam uma base de dados real, contendo informação sobre a associação PVA e o desafio lançado aos alunos foi o de estudar este use case e, através de processos analíticos encontrar e apontar soluções que auxilie esta associação filantrópica a identificar quais os associados mais propensos a serem doadores e caracterizar estas doações.

Cada grupo teve que fazer uma apresentação formal onde tiveram que traduzir os resultados analíticos encontrados para uma linguagem executiva formal, demonstrando os resultados e os benefícios de melhoria para a associação PVA.

"Sou licenciada em Física e, atualmente, estou concluindo o mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão. O curso de Estatística Prática e Ciência de Dados nos trouxe uma parte mais prática do que aprendemos na faculdade. Eu achei extremamente útil, pois me trouxe uma visão mais aproximada do mundo empresarial a partir de use cases reais e apresentação com críticas de pessoas importantes no mundo do negócio. Acho que não poderia ter sido melhor!"
Laura Paraizo, aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

"Estando no último ano do meu mestrado e já a estagiar na Allianz, achei esta cadeira muito útil (…) O foco prático da disciplina refletiu-se bastante na apresentação final, onde tivemos a oportunidade de utilizar dados reais de uma empresa (PVA), bem como, pudemos apresentar e posteriormente ouvir os comentários de profissionais experientes de empresas como a NOS, Millennium, SAS e EDP. “
Afonso Alves, aluno da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

"A cadeira de Estatística Prática e Ciências de Dados deu-nos a ferramenta chave para o nosso futuro. Uma cadeira que nos transportou para o mundo empresarial e "nos forçou" a pensar fora da caixa e a defender a nossa visão, as nossas ideias e resultados, preparando-nos para o mundo do trabalho que se encontra à nossa espera."
Beatriz Ponte, aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

 

 

 

 

 

A avaliação foi um dos momentos altos deste programa, uma vez que para além dos Professores da Universidade de Lisboa, os organizadores do curso convidaram para fazer parte do júri, representantes de diferentes industrias e áreas: EDP, Millennium BCP, NOS e Tempus. Desta forma conseguiram alcançar o tal “estreitamento” que ambicionavam, o de aproximar o mundo académico do mundo empresarial. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender e recolher sugestões de profissionais experientes e estes, por sua vez, contribuíram ativamente e partilharam o seu conhecimento para o enriquecimento intelectual dos profissionais de amanhã.

“É cada vez mais relevante a sintonia entre o mundo académico e as empresas. Esta disciplina, para além de fazer bem essa ponte, permite uma experiência prática real que concretiza como a matemática, e particularmente a ciência dos dados, pode intervir e servir melhor a sociedade. Foi gratificante poder fazer parte do desenvolvimento de jovens talentos que em breve irão prestar um serviço a todos nós.”
Simone Sousa, Business Analyst na Direção de Marketing Estratégico, EDP

“É cada vez mais importante saber traduzir todo o conhecimento técnico e estatístico em informação de negócio, não só para ser mais facilmente entendida pelos restantes membros da organização mas também para aprofundar a sua aplicabilidade prática na tomada de decisões fundamentadas.
Foi um prazer fazer parte dos membros do júri e assistir a estas apresentações que foram feitas com tanto empenho e dedicação por parte dos alunos. Cada um dos membros do júri, com as suas diferentes experiências profissionais, procurou contribuir com comentários construtivos, o que tornou a sessão ainda mais interessante e rica.”
Sofia Junqueiro, Customer Advisory CI, SAS

“Na partilha de resultados de analytics além de falarmos a linguagem do negócio, é importante transmitir confiança nos resultados obtidos e mostrar como podemos gerar mais valor para nas organizações."
Susana Almeida, NOS

“Sem dúvida que a utilização de dados reais é uma mais-valia. Desafios como a qualidade de dados, valores faltantes, etc, são uma constante no mundo real e por isso é importante os alunos aprenderem a lidar com essa realidade, conseguirem tirar proveito dos dados e transformá-los em conhecimento para apoiar as tomadas de decisão corporativas.
Foi um privilégio ter sido convidada para fazer parte do júri e assistir às apresentações dos Use Cases. Em todas as apresentações foi visível o esforço e o empenho em apresentar as melhores soluções tendo por base toda a componente estatística aplicada ao negócio.”
Susana da Silva, CRM Manager, Tempus.

 SAS Viya for Learners.

Teach and learn leading-edge data science skills.

 

Tags
Share

About Author

Sofia Real

Sr Marketing Specialist

Sofia has an academic background in Marketing Management and professional experience mainly in IT companies. She has an extensive experience in the field of marketing communications in B-to-B market, both from a strategic and operational role. Experience with the development and execution of various marketing and communication projects, event organization and copy-writing. She is also much involved with online communications, including email marketing, content management, search engine optimization, web writing and web analytics. Sofia is Sr Marketing Specialist at SAS in Portugal.

Leave A Reply

Back to Top