Rastrear o surto do coronavírus através da Visualização de Dados

0

Nos primeiros dias e semanas de qualquer problema de saúde global generalizado, particularmente num surto de rápida evolução como o coronavírus, existem muitas incógnitas. A visualização de dados pode ser um bom ponto de partida para perceber tendências e transformar dados dispersos em algo útil. A capacidade de visualizar a propagação do vírus pode ajudar a aumentar a consciencialização, entender o seu impacto e, finalmente, ajudar nos esforços de prevenção.

No dia 31 de dezembro de 2019, o Escritório da Organização Mundial da Saúde na China foi informado de casos de pneumonia com causa desconhecida detectados na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Desde o seu relatório inicial, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) espalhou-se num surto global, infectando dezenas de milhares de pessoas em mais de 30 países e causando a doença respiratória aguda COVID-19.

O SAS criou um relatório que descreve o status, a localização, a propagação e a análise de tendências do coronavírus.

EXPLORE O PAINEL DO CORONAVIRUS

Os dados subjacentes são atualizados diariamente, por isso verifique regularmente para ver como estão a progredir e para visualizar a propagação mundial animada ao longo do tempo. Use este relatório interativo para:

  • Descobrir o número de novos casos de coronavírus nos últimos 10 dias e ver a tendência das taxas de infecção, taxas de recuperação e taxas de mortalidade do vírus.
  • Descobrir para onde o vírus migrou e comparar o epicentro da China com o resto do mundo.
  • Analisar os casos confirmados para compreender como a taxa de recuperação vai mudando ao longo do tempo.

Este relatório foi criado com o software SAS Visual Analytics e recolhe dados da OMS, CDC, ECDC, NHC e DXY, compilados pelo Centrer for Systems Science & Engineering da John Hopkins University.

Explore o relatório do coronavírus com o SAS Visual Analytics

Para uma rápida análise das informações resumidas que são atualizadas diariamente com estatísticas globais sobre o surto de COVID-19, comece aqui.

As principais informações de vários relatórios estão incorporadas nesta página web, permitindo visualizar e interagir com os dados e manter-se atualizado com os números mais recentes.

Se quiser ver mais detalhes por região e explorar o relatório interativo, basta clicar no botão "Full report" na parte superior da página para iniciar o painel completo.

 Através da dashboard view, vai poder ter facilmente a visão geral do surto da doença COVID-19 com base em dados atualizados diariamente, incluindo o número de novos casos confirmados, casos recuperados e mortes pelo vírus filtrado por localização geográfica.

Figura 1: Visão geral do surto da doença COVID-19, incluindo o número de novos casos confirmados, casos recuperados e mortes por vírus filtrados por localização geográfica. (Nota: Pode maximizar cada visualização no relatório para ver mais detalhes).

O separador Location Analysis Tab do relatório revela dados globais e específicos de cada país sobre o COVID-19 (Figura 2 abaixo).

 

Figura 2: Locations Tab do relatório mostra os dados do coronavírus específicos do país.

Digite o nome de um país para os dados específicos desse país (Figura 3 abaixo).

Figura 3: Digitar o nome de um país permite aceder a detalhes específicos.

Há muitas semanas, o primeiro caso de novo coronavírus foi relatado na China e o surto espalhou-se por todo o mundo. Adicionando uma camada de dados geoespaciais do software de mapeamento GIS da Esri, podemos explorar uma visão interativa da disseminação do coronavírus na China e nos outros países.

Com o SAS Visual Analytics, podemos ver uma animação de séries temporais (Figura 4 abaixo) que demonstra a propagação do vírus em todo o mundo. Aceda à animação para ver a propagação na China, bem como a propagação e a gravidade em todo o mundo.

Figura 4: Animação de séries temporais que demonstra a propagação do vírus em todo o mundo.

No guia Trend Analysis, percorra as visualizações para ver tendências de dados adicionais relacionadas com surto COVID-19 (Figuras 5 e 6 abaixo).

Figura 5: Análise de tendências de casos diários recuperados vs. mortes.

Figura 6: Análise de tendências das mudanças nos casos confirmados.

 O que vem a seguir

Esta informação, apresentada de diferentes formas em mapas e cronogramas animados, é apenas a ponta do iceberg enquanto as autoridades de saúde pública e as empresas de ciências da vida trabalham para conter o surto do COVID-19 e desenvolver medicamentos antivirais para combater a doença. Técnicas orientadas para os dados, como a analítica e a IA, lançadas num conjunto diversificado de pontos de dados, como registos clínicos de pacientes, fluxos de social media e registos de saúde pública, entre outros, podem ajudar a estreitar as abordagens de vigilância, desde que as leis reguladoras e de privacidade dos cidadãos sejam respeitadas.

É necessário um maior desenvolvimento de projetos de data science e colaboração no setor da saúde e ciências da vida. Os interessados ​​numa abordagem baseada em código podem consultar aqui as dicas do especialista em gráficos, Robert Allison.

À medida que os dados e este surto evoluem, as nossas análises e relatórios também evoluem de forma a serem cada vez mais úteis para a comunidade global de saúde. Mantenha-se saudável e diga-nos que que forma o SAS Visual Analytics e outras tecnologias analíticas do SAS o podem ajudar (ou estão já a ajudar)  durante a atual epidemia do coronavírus.

Tags
Share

About Author

Mark Lambrecht

Dr. Mark Lambrecht, Director of the Global Health and Life Sciences Practice at SAS, joined SAS in 2005 and leads a senior team working for SAS’ healthcare and life sciences industry and organizations. His team is bringing SAS’ new HLS solutions to market and is constantly looking for innovation by identifying customer needs. He's also interested in data standards which enable the industry to share and reuse patient data to find new cures and for the benefit of mankind. Prior to joining SAS, Mark worked in the pharmaceutical industry and studied at the KU Leuven, Belgium and at Stanford University, USA. There, he worked as bioinformatics scientist specializing as a data scientist for high volumes of biological and genomics data using diverse technologies and approaches.

Leave A Reply

Back to Top