Nos primeiros dias e semanas de qualquer problema de saúde global generalizado, particularmente num surto de rápida evolução como o coronavírus, existem muitas incógnitas. A visualização de dados pode ser um bom ponto de partida para perceber tendências e transformar dados dispersos em algo útil. A capacidade de visualizar a propagação do vírus pode ajudar a aumentar a consciencialização, entender o seu impacto e, finalmente, ajudar nos esforços de prevenção.
No dia 31 de dezembro de 2019, o Escritório da Organização Mundial da Saúde na China foi informado de casos de pneumonia com causa desconhecida detectados na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Desde o seu relatório inicial, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) espalhou-se num surto global, infectando dezenas de milhares de pessoas em mais de 30 países e causando a doença respiratória aguda COVID-19.
O SAS criou um relatório que descreve o status, a localização, a propagação e a análise de tendências do coronavírus.
EXPLORE O PAINEL DO CORONAVIRUS
Os dados subjacentes são atualizados diariamente, por isso verifique regularmente para ver como estão a progredir e para visualizar a propagação mundial animada ao longo do tempo. Use este relatório interativo para:
- Descobrir o número de novos casos de coronavírus nos últimos 10 dias e ver a tendência das taxas de infecção, taxas de recuperação e taxas de mortalidade do vírus.
- Descobrir para onde o vírus migrou e comparar o epicentro da China com o resto do mundo.
- Analisar os casos confirmados para compreender como a taxa de recuperação vai mudando ao longo do tempo.
Este relatório foi criado com o software SAS Visual Analytics e recolhe dados da OMS, CDC, ECDC, NHC e DXY, compilados pelo Centrer for Systems Science & Engineering da John Hopkins University.
Explore o relatório do coronavírus com o SAS Visual Analytics
Para uma rápida análise das informações resumidas que são atualizadas diariamente com estatísticas globais sobre o surto de COVID-19, comece aqui.
As principais informações de vários relatórios estão incorporadas nesta página web, permitindo visualizar e interagir com os dados e manter-se atualizado com os números mais recentes.
Se quiser ver mais detalhes por região e explorar o relatório interativo, basta clicar no botão "Full report" na parte superior da página para iniciar o painel completo.
Através da dashboard view, vai poder ter facilmente a visão geral do surto da doença COVID-19 com base em dados atualizados diariamente, incluindo o número de novos casos confirmados, casos recuperados e mortes pelo vírus filtrado por localização geográfica.
Figura 1: Visão geral do surto da doença COVID-19, incluindo o número de novos casos confirmados, casos recuperados e mortes por vírus filtrados por localização geográfica. (Nota: Pode maximizar cada visualização no relatório para ver mais detalhes).
O separador Location Analysis Tab do relatório revela dados globais e específicos de cada país sobre o COVID-19 (Figura 2 abaixo).
Figura 2: Locations Tab do relatório mostra os dados do coronavírus específicos do país.
Digite o nome de um país para os dados específicos desse país (Figura 3 abaixo).
Figura 3: Digitar o nome de um país permite aceder a detalhes específicos.
Há muitas semanas, o primeiro caso de novo coronavírus foi relatado na China e o surto espalhou-se por todo o mundo. Adicionando uma camada de dados geoespaciais do software de mapeamento GIS da Esri, podemos explorar uma visão interativa da disseminação do coronavírus na China e nos outros países.
Com o SAS Visual Analytics, podemos ver uma animação de séries temporais (Figura 4 abaixo) que demonstra a propagação do vírus em todo o mundo. Aceda à animação para ver a propagação na China, bem como a propagação e a gravidade em todo o mundo.
Figura 4: Animação de séries temporais que demonstra a propagação do vírus em todo o mundo.
No guia Trend Analysis, percorra as visualizações para ver tendências de dados adicionais relacionadas com surto COVID-19 (Figuras 5 e 6 abaixo).
Figura 5: Análise de tendências de casos diários recuperados vs. mortes.
Figura 6: Análise de tendências das mudanças nos casos confirmados.
O que vem a seguir
Esta informação, apresentada de diferentes formas em mapas e cronogramas animados, é apenas a ponta do iceberg enquanto as autoridades de saúde pública e as empresas de ciências da vida trabalham para conter o surto do COVID-19 e desenvolver medicamentos antivirais para combater a doença. Técnicas orientadas para os dados, como a analítica e a IA, lançadas num conjunto diversificado de pontos de dados, como registos clínicos de pacientes, fluxos de social media e registos de saúde pública, entre outros, podem ajudar a estreitar as abordagens de vigilância, desde que as leis reguladoras e de privacidade dos cidadãos sejam respeitadas.
É necessário um maior desenvolvimento de projetos de data science e colaboração no setor da saúde e ciências da vida. Os interessados numa abordagem baseada em código podem consultar aqui as dicas do especialista em gráficos, Robert Allison.
À medida que os dados e este surto evoluem, as nossas análises e relatórios também evoluem de forma a serem cada vez mais úteis para a comunidade global de saúde. Mantenha-se saudável e diga-nos que que forma o SAS Visual Analytics e outras tecnologias analíticas do SAS o podem ajudar (ou estão já a ajudar) durante a atual epidemia do coronavírus.