25 Anos SAS Portugal.... As pessoas que fazem parte deste quarto de século!

3

O ano 2019 foi especial para o SAS Portugal, porque comemorámos o nosso 25º aniversário. Foram vários os momentos de celebração, não só no SAS Fórum Portugal, como em alguns momentos especiais com clientes de vários anos. Para fechar este ano, e depois de uma série de artigos aqui publicados com o testemunho de alguns desses clientes, não podia aqui faltar o lado humano desta empresa que é o SAS, na voz de alguns dos seus colaboradores!

Família. Confiança. Sentido. Motivação. Apoio.

Foram estas algumas das palavras escolhidas pela Adriana, pela Luísa e pela Ana, quando desafiadas a descrever numa só palavra o SAS Portugal.

Adriana Mendes“Trabalho há 25 anos no SAS. É aqui que passo a maior parte do meu tempo, por isso família é aquilo que me ocorre!” afirma peremptoriamente a Adriana, cujo percurso profissional está efetivamente todo ligado ao SAS, já que anteriormente tinha trabalhado numa empresa distribuidora do SAS em Portugal. Apesar de ter noção de que hoje em dia é quase impensável trabalhar a vida toda na mesma empresa, sente-se “... muito bem, até pela relação excelente com os clientes e com os colaboradores.”.

Na verdade, o sentimento da Adriana não é assim tão surpreendente, já que o SAS, por vários anos consecutivos, tem vindo a ser distinguido pelo Great Place to Work como a melhor empresa para trabalhar em Portugal, tendo sido igualmente reconhecido em áreas como “Liderança”, “Saúde e bem-estar” e “Atração de Jovens Talentos”.

“Aqui dentro somos estimulados a frequentar o ginásio, a ter uma alimentação saudável... o facto de podermos trazer os filhos, nomeadamente nas férias, também é um aspeto a realçar... enfim uma série de coisas que demonstram a preocupação do SAS com as pessoas.” reconhece a minha colega que não se cansa de tecer elogios e atribuir qualidades aquela que considera ser a sua segunda casa.

E como é estar à frente do departamento de Recursos Humanos de uma empresa que reúne tantos prémios e lugares de destaque?

“É desafiante... muito desafiante e todos os dias vamos ao encontro do nosso propósito, o nosso propósito de vida. Felizmente os valores do SAS estão alinhados com os meus e estando nos Recursos Humanos posso olhar para as pessoas efetivamente como pessoas!” adianta a minha colega Luísa Aguiar, há 13 anos no SAS, no Departamento de Recursos Humanos.

E se por um lado, os prémios são o reconhecimento do valor e importância que a empresa nos dá, espelhando a sua cultura e ambiente, por outro são “... uma responsabilidade para continuarmos a fazer melhor e a envolvermos as pessoas, porque estes prémios não são só da empresa, são das pessoas e há que continuar a envolvê-las no espírito SAS: I am SAS! defende a Luísa.

Entre as muitas práticas do SAS ao nível da gestão de capital humano, ela refere-se com orgulho a iniciativa Luísa Aguiar“Plastic Free” por Portugal ter sido o primeiro país do SAS a adoptar esta prática, que aliás acabou por ser adoptada por toda a região “Esta prática partiu dos resultados do estudo Great Place to Work, dos comentários das pessoas... e quando recebemos o prémio achámos que deveríamos implementar as sugestões que tinham dado. Lá está, acho que ouvir os colaboradores é uma das nossas principais responsabilidades e, neste caso, foi aquilo que fizemos!”.

A festa de Natal do SAS é também um exemplo do espírito e da nossa forma de estar. O que fazemos? uma peça de teatro, com guião e personagens vestidos a rigor e que apresentamos aos nossos filhos. O guião é escrito por nós e, claro, somos também nós a vestir a pele de cada personagem!! Assim, por aqui já passou o Pai Natal, o duende Bricolé e a duende Rabica, cuja prestação está eternizada nas fotos que expomos no placard de cortiça de um dos corredores da empresa.

A Luísa realça ainda as Práticas de Responsabilidade Social “Há dois anos, por exemplo, participámos no “Help Portrait”, uma iniciativa que se faz no 1º fim de semana de Dezembro, onde basicamente ajudamos com um sorriso! Em comunidades desfavorecidas, fotógrafos profissionais (com maquilhadores também profissionais) tiram fotografias às famílias... é um dia fantástico... e uma fotografia gera emoções e é algo que fica! É um movimento mundial e o SAS ajuda.
No ano passado participámos no Help Portrait desta vez na associação “Elo Social”, associação de Solidariedade Social, para a integração e apoio do deficiente mental jovem ou Adulto. A acão correu muito bem, e é para eles e para nós um dia que fica na memória!”  

Por tudo isto e muito mais, a Luísa escolheu a palavra “sentido” para definir o SAS...

Porque estamos aqui a maioria do nosso tempo e para estarmos aqui todos os dias juntos tem de fazer sentido na nossa vida... não devemos estar em piloto automático... Quero estar aqui enquanto me fizer sentido e faz sentido enquanto sentir que faço alguma coisa que me faz sentir bem e motivada!”.

De sorriso aberto e olhar vivo, a Ana (das mais novas do SAS) não hesita “Uma palavra? Confiança! Pela confiança que é depositada em nós.... e temos sempre aquele apoio para desenvolvermos as nossas ideias, o que é espetacular!”.

Ana GonçalvesCom 23 anos de idade e há cerca de ano e meio a trabalhar no SAS, Ana conta já com uma experiência invejável “Estive cinco meses em Cary. Uma oportunidade que o SAS me deu, no final do meu estágio (de seis meses). Fomos cerca de 30 pessoas que estavam a ter uma formação base. Estava com uma equipa multicultural... Foi bom ver que, apesar de tão diferentes, demo-nos todos muito bem, fomos realmente uma família, passávamos 24 horas todos juntos. Foi um choque, mas no bom sentido. Experiência que adorei no geral! Uma oportunidade que nunca teria se não fosse o SAS.” reconhece, visivelmente agradecida pela experiência única que lhe proporcionaram.

Na verdade, o SAS Portugal é reconhecido pela qualidade no acolhimento aos novos colaboradores e no investimento feito nas pessoas, através de formações a nível local e global, workshops, oportunidades de mobilidade internacional, etc.

Um ótimo acolhimento, uma relação muito próxima com os colegas, bom ambiente... foi isto que a Ana encontrou na sede do SAS, na Carolina do Norte, ressalvando apenas que “Em termos culturais, penso que na Europa somos mais flexíveis e abertos ao improviso...”.

E é assim, entre um ambiente descontraído e leve, placards cheios de fotografias com sorrisos e histórias para contar e salas de reuniões envidraçadas sem nada a esconder, que se trabalha aqui, no 7º piso do número 17 do Edifício Amoreiras Square.

25 anos ao serviço da Analítica! 25 anos ao serviço dos nossos Clientes! 25 anos ao serviço da Adriana, da Luísa, da Ana, do Luís, do Miguel, do Carlos, do Ricardo, da Vera… de todos nós que aqui trabalhamos.

SAS Portugal

Share

About Author

Sofia Real

Sr Marketing Specialist

Sofia has an academic background in Marketing Management and professional experience mainly in IT companies. She has an extensive experience in the field of marketing communications in B-to-B market, both from a strategic and operational role. Experience with the development and execution of various marketing and communication projects, event organization and copy-writing. She is also much involved with online communications, including email marketing, content management, search engine optimization, web writing and web analytics. Sofia is Sr Marketing Specialist at SAS in Portugal.

3 Comments

  1. In the current environment everyone is constantly learning. Bringing more people into the analytics community is what drives me and my colleagues at SAS. I'm privileged to be part of the team.

Leave A Reply

Back to Top