A relação do SAS com o Banco Totta & Açores – que entretanto se fundiu com o Banco Santander, dando origem ao Banco Santander Totta, uma das maiores instituições financeiras a atuar em Portugal – data de 1998, com sete users PC e a implementação do SAS Warehouse Administrator.
Nos anos seguintes, foi feita uma grande aposta nas soluções SAS, tendo em conta aquela que sempre foi e continua a ser a estratégia do Banco: ter uma relação de proximidade com os clientes, apostando numa oferta de produtos e soluções inovadoras e competitivas que satisfaçam em pleno as suas necessidades.
Desta forma, foram feitos vários licenciamentos, podendo-se referir (a título de exemplo) em 2004 o Nós de Scoring, que teve como objetivo a construção de modelos estatísticos para fornecimento de uma pontuação de risco associada ao cliente e monitorização do ajustamento dos modelos estatísticos e do efeito que as pontuações de risco têm nas tomadas de decisão.
Em 2005 foi implementado o SAS Marketing Automation, que permitiu a gestão e automatização das campanhas feitas, que passaram então a ser implementadas ao longo dos diferentes universos de clientes e distribuídas de uma forma multicanal.
Em 2007, a solução SAS Interaction Management permitiu ao Santander Totta aumentar, de forma substancial, o conhecimento do cliente e gerar oportunidades de contato na sequência de interações do cliente com o banco. Tendo sido neste mesmo ano que o Banco Santander Consumer, um dos maiores bancos nacionais especializado a operar no financiamento ao sector automóvel, na área dos bens de consumo, cartões de crédito, co-branded e empréstimos pessoais, fez o licenciamento com o SAS Banking Intelligence Architecture for Banking e com o Credit Scoring Solution.
São, na verdade, vários os projetos que o SAS tem desenvolvido com o Santander Totta, cujo modelo de negócio incide numa gestão eficiente de riscos, assumindo como compromisso a prestação de um serviço de excelência e máxima fiabilidade. E é também por aqui que o SAS se tem vindo a reger, tendo em conta os valores e linha de atuação do Banco.
Mais de 20 anos de relação com o SAS Portugal para o Santander melhorar o relacionamento com os seus Clientes. Constante evolução tecnológica e grandes desafios foram os fatores dominantes nos projetos e no crescimento conjunto, utilizando ferramentas do SAS, algumas pela primeira vez instaladas em Portugal.
Parabéns ao SAS Portugal e que se mantenha na liderança desta evolução por muitos anos.
Rui Damas - CTO, Arquitetura, Santander Totta
Maior conhecimento organizacional; possibilidade de mapear informação transacional; aumento das taxas de sucesso das campanhas; maior eficiência na utilização de orçamento de marketing; rápida identificação das oportunidades comerciais; uma visão mais objetiva da evolução das métricas associadas à estratégia de negócio… são alguns dos benefícios e mais-valias das soluções SAS implementadas e que, no fundo, têm ajudado o Santander Totta a ser cada vez mais assertivo na decisão e na aproximação ao cliente.
Já este ano, 2019, foi feito o licenciamento do SAS ALM e Regulatory Content for EBA Taxonomies, com o intuito de gerir o risco de liquidez e de taxa de juro bem como assegurar as necessidades de reporting regulamentar.
“Mais de duas décadas de parceria significam que o Santander confia há muito tempo no SAS para tratar dos seus dados e da sua analítica. É um orgulho, e uma responsabilidade diária termos contribuído, e podermos continuar a contribuir, para a história e para a evolução do Santander em Portugal.” Ricardo Pires Silva, Diretor Executivo do SAS Portugal.
Obrigada Santander Totta pela confiança!