25 anos a criar laços de proximidade com o mundo académico em Portugal

2

O testemunho de Maria do Carmo Castro Correia, que usufruiu do Software SAS e pôde comprovar, por experiência própria, a sua utilidade assim como o apoio incondicional dado pela equipa de pessoas que fazem parte do SAS.

 

A relação do SAS com o mundo académico é algo que vem desde o seu início e hoje, passados mais de 40 anos, vemos que essa ligação não esmoreceu, sendo prova disso as inúmeras parcerias e iniciativas levadas a cabo pelo SAS junto das mais variadas Universidades e Instituições de Ensino Superior.

Em Portugal, o SAS trabalha com diversas entidades – como a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa, a Nova SBE, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve,  a Universidade Católica Portuguesa, o ISCTE, Instituto Politécnico de Setúbal entre outros – precisamente com o intuito de disponibilizar aos alunos conhecimentos e competências analíticas necessárias ao mercado do trabalho.

Cruzar aquilo que se ensina na área de Analytics com as necessidades e lacunas que existem no mercado de trabalho é, na verdade, uma das grandes preocupações do SAS, mas não só…

Fazemos questão de ir mais além e, através de testemunhos, como o da Maria do Carmo Castro Correia, Professora do Departamento de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com quem tivemos o prazer de conversar recentemente, ficamos a perceber um pouco melhor toda esta nossa envolvência com o mundo académico...

A referência ao SAS nos agradecimentos da sua Tese de Doutoramento, feita na Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UM) com classificação máxima, não é ao acaso. “Na verdade, o software SAS foi fundamental no desenvolvimento da minha Tese e foi o meu instrumento de trabalho… Depois de recolher os dados nas bases de dados da Universidade, tinha que os tratar e, para tal, recorri ao software SAS que me permitiu fazer todo esse trabalho. As minhas observações eram bastante elevadas (estamos a falar de cinquenta e tal mil observações) e, portanto, não era exequível tratar os dados de outra forma que não através de um software.” explica-nos Maria do Carmo.

Foi na Universidade do Minho que a Docente tomou conhecimento da existência do SAS e da possibilidade de usar as suas ferramentas, tendo utilizado para a elaboração da sua Tese o Education Analytical Suite [EAS].

“Adorei trabalhar com o SAS! Foi um sucesso… Para além da estatística descritiva, permitiu-me não só calcular (para aquelas observações todas) as médias móveis e medianas por grupos de observações, mas também outras operações, tais como: obter variáveis desfasadas num horizonte temporal, correr as regressões e estimar um só parâmetro agrupado por determinados indivíduos… Facilitou-me muitíssimo o trabalho.”

Sempre que lhe surgiram dúvidas, a Maria do Carmo recorreu às comunidades do SAS onde conseguiu “… tirar informação útil, de como o software trabalha e como tirar partido de determinada ferramenta, para além de ter também contactado os serviços que prontamente me ajudaram, remotamente, a resolver um problema em específico”.

A Docente não tem dúvidas quanto às mais-valias do software usado: rapidez, o facto de ser user friendly e conseguir-se, de forma autodidata, evoluir.
Na verdade, hoje em dia o acesso à informação é imenso e há que saber tratar todos esses dados “… o importante é saber trabalhar a informação, pois esta encontra-se espalhada… é essencial, por isso, extrair informação que depois é necessária para a tomada de decisão. Perante a competitividade e concorrência que existe no mercado global, temos que saber tomar decisões e estas devem estar emanadas do máximo possível de conhecimentos… É certo que há sempre margem para erro, mas se conseguirmos diminuí-lo melhor ainda… E este tipo de software vai-nos ajudar, no fundo, a compilar e tratar um conjunto de informações, que serão úteis para uma tomada de decisão oportuna e assertiva.”

Maria do Carmo falou também sobre a aposta por parte de empresas, como o SAS Portugal, no investimento da formação dos alunos universitários e no apoio dado, e foi peremptória ao afirmar que considera “… excelente. Tive, inclusive, a fantástica oportunidade de contactar com os responsáveis do programa académico implementado pelo SAS e penso que é magnífico aquilo que fazem pela academia. No meu caso, por exemplo, que sou oriunda de uma cidade pequena, Barcelos, consegui ter apoio de uma Instituição imensa que me disponibilizou recursos, mesmo sem me conhecer… E quando soube que o SAS teve origem também na Universidade, ainda teve mais valor para mim porque, no fundo, é uma Instituição desenvolvida que soube crescer e, que apesar de todo o sucesso, nunca renegou as suas origens …”.

A Tese da Maria do Carmo teve nota máxima e foi distinguida na Global Finance Conference, em Zagreb, com o Prémio do Melhor Paper, o qual foi também apresentado na reconhecida  European Financial Management Association (EFMA) Conference, que decorreu nos Açores.

Quanto ao futuro da Analítica, apesar de haver empresas que continuam a queixar-se da falta de competências, nomeadamente em áreas como a analítica, a Docente mostra-se otimista Acho que as gerações atuais já vão olhar para a questão dos softwares de outra forma, pois já estão mais por dentro do seu mecanismo e da própria programação. Por outro lado, acho que associamos um ato negativo à matemática, mas acredito que com formação, desmistificação e até sensibilização para o tema se conseguirá ultrapassar estas barreiras… Nos últimos anos, aliás, houve já uma aposta nestas áreas e estamos agora a colher os seus recém formados …”.  

E assim fica o testemunho de alguém que usufruiu do Software SAS e pôde comprovar, por experiência própria, a sua utilidade assim como o apoio incondicional dado pela equipa de pessoas que fazem parte desta empresa que é, de facto, reconhecida pela promoção das melhores práticas ao nível da relação com o mundo académico (corpo docente e alunos).

Parabéns Maria do Carmo e que bom que é sermos reconhecidos e recebermos um feedback tão positivo de quem está do outro lado! Obrigado!

Share

About Author

Sofia Real

Sr Marketing Specialist

Sofia has an academic background in Marketing Management and professional experience mainly in IT companies. She has an extensive experience in the field of marketing communications in B-to-B market, both from a strategic and operational role. Experience with the development and execution of various marketing and communication projects, event organization and copy-writing. She is also much involved with online communications, including email marketing, content management, search engine optimization, web writing and web analytics. Sofia is Sr Marketing Specialist at SAS in Portugal.

2 Comments

  1. Maria do Carmo percorreu um caminho cheio de desafios que terminou com um sucesso importante. Nos enche de orgulho que fomos capazes de colaborar através de iniciativas que fazem parte do nosso programa acadêmico global. Se você tiver um desafio semelhante no desenvolvimento de seu projeto de tese, não hesite em entrar em contato conosco para que possamos ajudá-lo também. Email: academic@por.sas.com

  2. Adriana Martins on

    É um orgulho enorme saber que contribuímos para o seu sucesso. Só assim faz sentido. Muito obrigada Maria do Carmo

Leave A Reply

Back to Top