5 Benefícios da implementação de sistemas de Business Analytics

0

Atualmente, os dados são um dos ativos mais importantes das organizações. As organizações reúnem diferentes tipos de dados que são posteriormente processados e analisados para uma melhor compreensão da evolução das necessidades dos seus clientes. Os termos Business Analytics e Business Intelligence  fazem parte da solução que ajuda as organizações a tomarem decisões baseadas nos dados que recolhem, fornecendo análises simplificadas e visuais que, de outra forma, seriam extremamente difíceis de compreender.

O termo Business Intelligence diz respeito à estratégia definida pelas organizações para utilizar os seus dados e melhorar a sua gestão e operações. Por outro lado, o termo Business Analytics refere-se a técnicas e processos qualitativos e quantitativos usados para ajudar as organizações a planear e a influenciar os resultados futuros com base em padrões e dados históricos. Estas técnicas utilizam os dados que as organizações recolhem para identificar e analisar dados comportamentais e padrões de acordo com as suas necessidades.

Benefícios da implementação de sistemas de Business Analytics

Embora as ferramentas de Business Intelligence, como as soluções de relatórios corporativos e de self-service, tenham um lugar imprescindível nas organizações, estas não possuem capacidade de aplicação de modelos matemáticos complexos e de inteligência artificial para, por exemplo, segmentação e previsão.

Assim sendo, a implementação de um sistema de Business Analytics apresenta os seguintes benefícios:

  • Segmentação de dados: a segmentação dos dados tem como objetivo dividir os clientes em grupos de acordo com o seu grau de semelhança nos diferentes atributos que os caracterizam. Desta forma, a organização poderá adaptar e direcionar o seu marketing com maior precisão a necessidades e interesses individuais de cada grupo de clientes, além de identificar e avaliar os grupos mais lucrativos;
  • Identificação de tendências: um dos principais objetivos de Business Analytics é a determinação de padrões em grandes volumes de dados. Estes padrões são a base para a identificação das tendências do mercado. Uma vez identificadas, essas tendências podem ser a chave para obter uma vantagem competitiva ao introduzir novos produtos e serviços de acordo com as necessidades e satisfação dos clientes;
  • Análise da satisfação dos clientes: as ferramentas de Business Analytics incluem algoritmos de análise de sentimento (são algoritmos para processamento de linguagem natural e que permitem reconhecer palavras-chave e classificar o seu status emocional), capacitando assim a organização de acompanhar o feedback dos seus clientes e melhorar a sua presença online;
  • Decisões fundamentadas, validadas e com menor risco: permite que os gestores tomem as suas decisões baseadas em dados concretos e fidedignos, através do acompanhamento de métricas de desempenho. As ferramentas de Business Analytics têm também o propósito de capacitar os gestores de testarem diferentes opções, introduzindo fatores variáveis nos seus modelos de dados e permitindo a avaliação de diferentes cenários;
  • Redução de custos organizacionais: as soluções de Business Analytics ajudam a obter informações sobre os diferentes departamentos e processos da organização, permitindo que os gestores possam desenvolver estratégias que promovem ambientes de trabalho mais ágeis, reduzindo custos organizacionais.

A quantidade de dados produzidos no mundo aumenta de dia para dia. Com a implementação de sistemas de Business Analytics, as organizações poderão tirar maior proveito dos seus dados e tomar decisões fundamentadas em tempo útil a partir de informação complexa.

A aplicação de métodos de inteligência artificial permite, entre outras possibilidades, criar grupos com interesses comuns, identificar as tendências do mercado, conhecer a imagem que os clientes têm da organização, elaborar e analisar diversos cenários e reduzir os custos operacionais.

Luísa Canelas
BI Pre-Sales @GSTEP

 

 

Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top