Como buscar saúde e bem-estar sem cobranças excessivas?

0

No painel “Jornada rumo ao equilíbrio: saúde, bem-estar e nutrição sem cobranças” do Women Empowerment Day 2023, Simone Bervig, Head de Growth & Go-To-Market para US SMB e US TMT no SAS; Carolina Sommer Mazon, Diretora Executiva do Grupo Althaia; Laura Leal, CMO da fintech Gringo; e Roberta Carbonari, nutricionista; debateram sobre a busca pelo bem-estar que não gere mal estar.

Padrão estético e saúde são temas que podem estar erroneamente associados, fazendo com que a imposição de um padrão de beleza coloque em risco a saúde das mulheres. Para Roberta, que é especializada em terapia do comportamento alimentar, “o corpo perfeito é aquele que permite viver a vida que você tem”, e não aquele que faz com que a mulher viva em função de servir ao seu próprio corpo.

Por mais que exista uma romantização de que o compromisso com a saúde é sempre algo agradável, Carolina e Laura ressaltam que é necessário procurar profissionais e confiar em quem sabe do assunto, podendo estabelecer metas e tratar o tema de forma séria. E, infelizmente, não há uma fórmula genérica para encaixar a rotina de exercícios no dia a dia profissional.

É necessário observar a individualidade de cada um e montar uma rotina ativa. Às vezes, ir a pé para o trabalho ou até passear com o cachorro podem ser alternativas mais interessantes do que ir à academia para algumas pessoas. O importante é manter o corpo ativo de alguma forma e, preferencialmente, da maneira que seja mais prazerosa. O corpo não foi não foi feito para ficar deitado ou sentado o dia todo, e para que isso não aconteça é fundamental definir em que momento do dia que será dedicado à realização de atividade física.

Considerando que atualmente o setor de alimentos passou por uma evolução e que há maior oferta de produtos vegetais e suplementos alimentares que antes não existiam, Simone questiona as demais participantes se essas novas alternativas são recursos para uma alimentação melhor. Carolina acredita que “os avanços são sempre para algo melhor (...), quanto mais informação a gente tem, quanto mais a gente entende e a indústria evolui nesse sentido, é melhor para todo mundo”. Porém, ainda é possível adotar alternativas simples. Para um corpo nutrido, é necessário ingerir alimentos que não tenham passado por diversos processos industriais antes de chegar no consumidor final. O consumo de suplementos alimentares não pode se tornar uma prioridade maior do que dormir bem e se exercitar.

Por mais que a compra de produtos industrializados seja conveniente e prática, Laura ressalta que cada um tem o próprio protagonismo para decidir como cuidará da nutrição. Cada um tem a responsabilidade sobre as escolhas que impactam na saúde e, sempre que possível, essa avaliação deve  contar com a ajuda de um profissional da área.

Share

About Author

Victoria Silva

Assistente de Marketing, SAS Brasil

Victória Ribas da Silva é formada em relações públicas pela Faculdade Cásper Líbero, em seu portfólio consta trabalhos com empresas como Petrobras e, a ONG, Pimp My Carroça. Atualmente atua como especialista de comunicação na área de Marketing do SAS Brasil.

Leave A Reply

Back to Top