Analytics na otimização dos serviços em telecomunicações

0

“Dados não conduzem sua organização. Decisões, sim.” Com esta frase, Debbie Mayville, líder global de consultoria para as indústrias de telecomunicações e mídia do SAS, inicia sua apresentação durante o SAS Telco Summit 2021.
A especialista reforça a importância do uso de Inteligência Artificial para que as empresas ofereçam a melhor resposta aos seus clientes em cada etapa da jornada, e ressalta a importância dos dados para guiar as melhores decisões, assegurando um atendimento personalizado, confiável e eficaz aos seus consumidores.
As abordagens em massa são apontadas por Debbie como ineficientes na solução dos desafios dos consumidores, evidenciando a necessidade de oferecer recomendações oportunas e personalizadas para garantir a satisfação de cada cliente. A especialista explicita a importância de descartar o uso de análises genéricas e reforça: “Os negócios precisam de IA sofisticada e Machine Learning”, soluções que, segundo ela, possibilitam maior automação das operações, garantem a melhor qualidade dos serviços ofertados e melhoram a eficiência do processo como um todo.
As soluções de analytics, lembra a executiva, possibilitam a realização de análises preditivas e oferecem insights operacionais ao seu negócio por meio da estruturação de dados, capacitando os executivos na melhor tomada de decisões por meio da identificação de oportunidades em tempo real e otimização do processo operacional, acompanhando as tendências de digitalização fortemente vivenciadas pelas empresas de telecomunicações.
Um dos casos de uso apresentados por Debbie foi o da Telenor Norway, operadora de telecomunicações norueguesa que conquistou grande sucesso com o avanço da transformação digital na prestação dos seus serviços com mais de 95% de suas interações sendo 100% digitais. Para a Telenor Norway, a personalização dos seus serviços por meio do uso de soluções analíticas proporciona o oferecimento de respostas assertivas de acordo com o perfil de cada consumidor.

Tags
Share

About Author

Leticia Medeiros

PR e Field Marketing

Leave A Reply

Back to Top