Repensar conceitos é caminho para o sucesso, diz Adam Grant

0

Psicólogo e autor bestseller Adam Grant fala sobre o poder de rever conceitos durante SASGF 2021

"Durante a pandemia, nós estamos sendo interrompidos por colegas de todo o mundo ou por nossos filhos que estão estudando em casa. É cada vez mais difícil parar e se concentrar no trabalho. E esses momentos de concentração são muito importantes para que sintamos as pequenas vitórias do dia a dia e que estamos seguindo em frente."

Este foi apenas um dos conselhos que Adam Grant, psicólogo, professor e autor norte-americano, nos deu durante o keynote de abertura do SAS Global Forum, realizado hoje (18) virtualmente. O pensador falou

Adam Grant

sobre a capacidade de repensar conceitos como uma das mais importantes ferramentas para a liderança, tanto para o desenvolvimento de equipes quanto para o sucesso das organizações.

O especialista, autor de bestsellers como "Originais: Como os Inconformistas Mudam o Mundo" e de "Think Again: The Power of Knowing What You Don't Know" (em tradução livre, "Pense Novamente: O Poder de Saber o Que Você Não Sabe"), conversou com a VP e head de marketing global do SAS, Jennifer Chase, sobre as oportunidades de rever conceitos e os perigos da onisciência. Segundo Grant, líderes que achavam que sabiam tudo levaram muitos negócios à ruína.

Destaques do keynote de Grant no SASGF incluíram os seguintes pontos:

- Pense como um cientista: evite "se apaixonar pelas próprias ideias" e que os conceitos que você desenvolveu se tornem sua identidade;

- Cultive a curiosidade em vez da convicção: além de buscar as razões pelas quais você deve estar certo, busque também as razões pelas quais você pode estar errado;

- Escute ideias que te façam pensar, e não só as que te fazem se sentir bem;

- Cerque-se de pessoas que questionem suas ideias produtivamente, e estabeleça uma rede de "desafiadores";

- Busque a "confiança com humildade": tenha segurança o suficiente sobre os seus pontos fortes para admitir suas fraquezas quando necessário.

Segundo o pensador, questionar as próprias ideias e estar aberto a questionamentos dos outros contribui para que lacunas sejam descobertas mais rapidamente e permite que líderes e organizações consigam se reinventar. Além disso, adotar o conjunto de práticas elencadas acima contribui para a criação de um ambiente propício para o aprendizado e experimentação e para a inovação que traz resultados.

Perdeu a abertura do SAS Global Forum 2021? Não tem problema. Assista agora!

Tags #SASGF
Share

About Author

Thais Cerioni

Public Relations & Communications Manager

With nearly 20 years of experience, I've had the opportunity to work with specialized media, press relations agencies and corporate public relations/marketing department, always in the ICT market. During this period, I have been accumulating vast industry knowledge, always aiming to better understand and disseminate concepts and trends.

Leave A Reply

Back to Top