As mulheres do SAS e a jornada do autoconhecimento

2

Tudo começou com uma palestra para o Women Empowerment Day, evento para promover a igualdade de gêneros organizado pelo SAS desde 2018.e que, em 2020, teve de virar virtual.

Nossa palestrante Vera Regina Meinhard, especializada no tema de gênero, adorou a experiência online e decidiu se lançar na virtual, promovendo facilitação para autoconhecimento das mulheres por meio de ferramentas de colaboração online. O que poderia nos impedir de lançar esta experiência que vem dando tão  certo presencialmente desde 2015?

Sua proposta de iniciar uma turma focada no autodesenvolvimento de mulheres dentro do SAS tinha total conexão com o nosso programa Talent X, iniciado em 2019. O foco deste programa é reforçar a cultura por meio de valores do SAS, e um dos pilares é a Diversidade. Com toda esta convergência, passamos rapidamente da ideia para a ação

A Vera acredita que tornar-se um ser humano responsável pelo seu destino implica fazer escolhas tomando decisões de maneira consciente. No que diz respeito ao gênero, isso exige conhecimento e autoconhecimento para assumir uma posição de overview e entender a construção social na qual as mulheres são educadas. Esta educação ainda é baseada no paradigma da linearidade perfeita, que responde à meritocracia.

A educação da mulher a limita dentro de um papel comum e único do que seria se tornar mulher, em oposição ao que seria ser homem. Desta forma, a mulher entra no automático, e se esforça para responder ao modelo de adulta desenhado pela sociedade como o de uma mulher bem-sucedida. Ser feliz é um direito que adquirimos ao nascer. Conhecer o caminho para exercer esse direito é uma escolha que depende de conhecimento sobre as diversas possibilidades!

Embarcamos nesta aventura juntas e, desde dia 22 de maio 2020, iniciamos uma jornada de 9 encontros semanais. Como HR Business Partner foi essencial participar das decisões do contorno desta experiência e estou muito feliz, por exemplo, pela nossa escolha de apostar na diversidade da turma em todos os sentidos e deixar de lado as possíveis preocupações de como seria este encontro. Apostamos na competência e sensibilidade da Vera para criar vínculos. Decidimos por uma turma que engloba mulheres jovens e maduras, líderes ou não, e com uma multidisciplinaridade incrível.

Estes workshops foram uma ocasião para ampliar nossa consciência sobre a hierarquização das relações de gênero e sobre o impacto desta no desenvolvimento da carreira das mulheres.

Nesses encontros, trabalhamos nosso autoconhecimento a partir da tomada de consciência de nossos valores motivacionais e talentos para provocar a vontade de lidar com crenças limitantes, desenvolver comportamentos que contribuem com a realização dos nossos sonhos. Também aprendemos sobre os #DesafiosSistêmicos (1), por exemplo, como a figura do líder (2) e a genialidade(3) ainda são ultramasculinizadas. Ou ainda, como as mulheres recebem muito mais feedbacks do que seus colegas homens - mas que, infelizmente, trazem críticas generalizadas e enviesadas, além de ficarem sem real plano de desenvolvimento (3). Além diss, compartilhamos nossas experiências e construímos juntas estratégias para lidar com desafios e influenciar a mudança.

Estamos Investindo no nosso autoconhecimento e experimentando a delícia de refletir juntas e individualmente sobre como utilizar esta nova bagagem para buscar e alcançar nossos sonhos. E, assim, influenciar a organização a caminhar cada vez mais na igualdade. Temos a chance de poder contar com nosso Country Manager que tem a sensibilidade para o tema e a curiosidade para descobrir este conteúdo conosco.

Como HRBP fico feliz de ouvir, ao final de cada encontro, as participantes que chegavam com o peso da semana, saírem com a leveza de uma facilitação participativa e divertida. Mesmo tratando-se de temas profundos que implicam reflexão e engajamento pessoal para adquirir novos comportamentos e realizar as mudanças queremos.

Caminhar juntas traz alegria na jornada, além de nos mostrar a importância e quão agradável é desenvolver nosso network!

 

Tags
Share

About Author

Kely Sereno

Senior HRBP no SAS Institute Brasil

Formada em Psicologia, com mais de 21 anos de experiência na área de Recursos Humanos, no setor de Tecnologia da Informação. Desde 2013 atuando como Senior HRBP no SAS Institute Brasil.

2 Comments

  1. Rodney Duarte on

    Acredito cada vez mais que a mulher terá um papel fundamental na transformação da sociedade tornando o mercado mais igualitária, com mais respeito e equiparação salarial. Acredito também que teremos em breve uma sociedade matriarcal e mais justa com as mulheres exercendo a liderança de forma majoritária. Tudo é questão de tempo.
    Parabéns pela iniciativa.

  2. Kely é uma excelente profissional. Competente, empenhada, determinada e acima de tudo acolhedora. É um prazer poder trabalhar ao lado de alguém com luz própria como ela. Parabéns Kely! Beijos!

Leave A Reply

Back to Top