Self-Service BI com Tecnologia SAS

0
Autor Convidado:
Rui Salsas, Business Analytics Senior Consultant, Mind Source 

A utilização de ferramentas tecnológicas de apoio e suporte ao negócio já é um fator de diferenciação com largos anos. Para quem recorre à tecnologia SAS, e são muitos os clientes e parceiros, a realidade do passado era uso do SAS Guide, ferramenta de análise, interpretação e exploração de Informação de negócio, mas que carecia de uma verdadeira componente de visualização. Com o progresso tecnológico e exigência cada vez maior por parte dos seus utilizadores, o SAS tem desenvolvido o seu core para fornecer mais e melhores produtos, e para isso disponibiliza e tem vindo a atualizar o SAS Visual Analytics. Esta ferramenta, que utiliza tecnologia em memória, combina a vertente analítica com a vertente de visualização de dados, cujo objetivo passa por uma utilização simples e intuitiva para o seu público-alvo (seja técnico ou não) e celeridade de resposta na exploração do volume de dados.

Estamos em condições de afirmar que podemos fazer self-service BI com recurso a tecnologias SAS, SAS Guide e SAS Visual Analytics, uma vez que são instrumentos de trabalho disponíveis aos utilizadores finais, desde que cumpram com conhecimentos básicos de tecnologia SQL (queries) e apliquem o seu vasto conhecimento do negócio.

Temos assim o SAS Visual Analytics capaz de gerar reports, KPIs e dashboards, distinto do SAS Guide, pela inovação e pela premissa de trabalhar em persistência (dados em memória). Com este painel de instrumentos, que visam ajudar os utilizadores não técnicos, torna-se possível identificar padrões e correlações de dados e desta forma criar novo Conhecimento, os quais irão facilitar a gestão de topo na tomada de decisão.

Partilhando um pouco da minha experiência com esta (ainda) recente tecnologia do SAS: os clientes têm apostado numa solução distribuída (recorre a vários nós computacionais) para os seus ambientes produtivos, por ser uma solução mais eficaz e completa e por permitir trabalhar com maior volume de informação e suportando em memória (Hadoop) o peso das tabelas.

O SAS Visual Analytics  funciona como um portal web, composto por vários módulos com diferentes tipos de funcionalidades adaptadas a determinados perfis de utilizador.

As grandes potencialidades do SAS Visual Analytics recaem:

  • Na vertente de Designer (Este módulo fornece as capacidades clássicas de construção de reports e dashboards, com possibilidade de distribuição dos mesmos, através de e-mail, por agendamento).
  • Na vertente Administrator (Interface restrita a utilizadores de administração SAS, fornece indicadores de utilização e consumo da infraestrutura SAS Visual Analytics, cuja valência é gerir e monitorizar os recursos da plataforma SAS (CPU, Memória, Storage, Processos));
  • Na utilização de algoritmos analíticos avançados complementares às análises tradicionais de Business Intelligence.
  • Hub - Interface central, que é o ponto de acesso comum a todos os utilizadores para entrada no Visual Analytics, com base no perfil, e onde cada um pode ter personalizada a sua coleção de reports/dashboards
A tecnologia SAS, Visual Analytics e/ou Viya, veio revolucionar a forma de trabalhar e de visualizar os dados do Cliente, qualquer que seja o seu setor de atividade. #Viya Click To Tweet

Porém, o progresso não tem parado e este “monstro tecnológico”, no que a ferramentas analíticas diz respeito, tem olhos postos no futuro, e vai mais além com uma solução, com versão também para Cloud,  o SAS Viya. Na prática, temos melhoria entre hardware/software, tirando partido do Software-as-a-Service (SaaS) e com menos investimento em renovação (constante) do parque informático. Aqui reside o melhor do mundo, online, sempre acessível, e tira partido do SAS Visual Analytics, nele embebido.

Para concluir, a tecnologia SAS, Visual Analytics e/ou Viya, veio revolucionar a forma de trabalhar e de visualizar os dados do Cliente, qualquer que seja o seu setor de atividade.

 


Autor Convidado

Rui Salsas
Business Analytics Senior Consultant
Mind Source

Tags
Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top