A adoção de digital twins na transformação digital das organizações

0

Se nos perguntarmos qual a importância de um digital twin, podemos desde já considerar o exemplo da NASA durante a crise com a Apollo 13, e tal como foi dramatizado no filme “Apollo 13”, quando peças disponíveis aos astronautas foram colocadas numa mesa e solicitado a uma equipa de engenheiros, que solucionassem o problema e passassem a solução aos astronautas. A NASA conseguiu assim trazer os astronautas a terra são-e-salvos. Hoje em dia a NASA utiliza gémeos digitais em diversas áreas e para diversos casos de uso. Um exemplo encontra-se disponível através deste link.

Ao analisarmos diferentes definições do que é um digital twin, deparamo-nos com respostas algo diferentes, mas de forma genérica e simplificada todas elas apontam no mesmo sentido, definindo digital twins como uma representação digital de um objeto ou sistema do mundo real. Há até quem goste de utilizar o termo imagem digital quando nos referimos à criação desse gémeo digital.

 

Mas então, para que nos será útil os digital twins?

O primeiro artigo sobre digital twins, foi elaborado pelo Dr. Michael Grieves, na Universidade de Michigan, em 2003. Já na altura, o Dr. Grieves, falava da importância de 3 elementos: produto físico no espaço real, digital twin no espaço virtual e também a informação que liga os dois.

Quando criamos essa imagem ou gémeo para o mundo digital, podemos utiliza-lo para fazer simulações e efetuar uma série de testes, de forma mais rápida, eficiente e menos dispendiosa sem afetar o objeto ou sistema do mundo real. Conseguimos extrair ainda mais valor se estabelecermos relação entre o real e virtual se o virtual receber a mesma informação do que se passa no mundo real.

Junte-se a nós no IoT Solutions World Congress e saiba tudo sobre AIoT - uma combinação revolucionária que pode transformar indústrias, elevar as experiências dos clientes e acelerar exponencialmente o desempenho do negócio.

A Internet das Coisas está a mudar radicalmente a forma como adquirimos os dados, a frequência com que o fazemos bem como a capacidade de relacionar e criar sistemas complexos que ligam diferentes dispositivos. A analítica e aplicação de inteligência artificial ajuda na forma como analisamos esses dados de forma automatizada que permitem tomar ações para otimização de processos, redução de custos, aumento de receitas e não menos importante melhorando a nossa qualidade de vida.

Torna-se assim evidente o valor da integração da internet das coisas com os digital twins, em que sensores são utilizadores para fazer medições do mundo real e mantendo o sincronismo com o digital twin.

Ao consultarmos o relatório das tendências tecnológicas para 2017, elaborado pela Gartner , constamos que relativamente a este tema, a mesma previu que até 2021, metade das grandes organizações de cariz industrial vão utilizar gémeos digitais.

A utilização de digital twins aliado à Internet das Coisas, à analítica e inteligência artificial pode e irá mudar o futuro de muitas organizações, deixando para atrás aquelas que não forem capazes de reconhecer a sua importância.

Aquando da discussão de assuntos à volta da industria 4.0, um dos temas que se destaca é mesmo o dos digital twins, e embora o desenvolvimento de produtos seja uma das áreas apontadas com mais valor da criação de digital twins, da Internet das Coisas e da analítica aliada à inteligência artificial, existem outras áreas, industrias e casos de uso para a sua aplicabilidade. A adoção dos digital twins será fator importante na disrupção necessária para alavancar grande parte das organizações na sua transformação digital. Vejamos alguns exemplos da possibilidade da utilização dos gémeos digitais e da Internet das coisas:

  • Manufatura: Esta é a indústria que poderá ser a maior beneficiária e permite a otimização dos produtos e dos processos de fabrico ao longo do tempo o que facilita e reduz o tempo para atingir objetivos de negócio. Na industria 4.0 este é já um dos pontos de concentração de esforços de muitas organizações a nível mundial.
  • Saúde: Com a criação de digital twins de determinado paciente, será possível aos profissionais de saúde Hidden Insights: The National Health Service's data challengeconhecer e personalizar o tratamento a aplicar a esse mesmo individuo, dando até a possibilidade de mostrar ao paciente como será a evolução do tratamento ao longo do tempo. Outra possibilidade será também o estudo de efeitos secundários quando aplicado determinada substância a um determinado gémeo digital sem afetar o paciente antes de serem conhecidos resultados.
  • Retalho: Como uma das áreas criticas no retalho é a ganhar e manter uma grande quantidade de clientes, será possível através do uso de gémeos digitais para otimizar a recomendação de determinados produtos. Também aqui, e segundo as previsões efetuadas pelos especialistas na área, os centros comerciais sofrerão grandes transformações, o que torna a utilização e criação de digital twins útil para a otimização de diferentes variáveis com vista a obtenção de maior rentabilidade.
  • Cidades Inteligentes: Onde a criação dos digital twins é útil para os utentes, mas também para as entidades que gerem esses espaços. A redução dos impactos ambientais aquando da rápida e crescente urbanização desses espaços bem como dos espaços envolventes é um dos exemplos onde os digital twins se revelam úteis.
  • Seguros: Onde será possível a utilização dos digital twins para aconselhar de forma visual os seus segurados relativamente à forma como podem adotar comportamentos mais seguros.

Apenas para resumir

A tecnologia está a evolui de forma exponencial, por isso não é suficiente que as organizações mantenham uma evolução linear, é necessário agir, adaptar e o tomar decisões com maior precisão e de forma mais rápida. Com a interligação cada vez mais comum entre as pessoas e tudo o que as rodeiam, torna-se cada vez mais importante gerar informação dos dados gerados, ajudando à compreensão de processos e ou comportamentos que possam reduzir custos e aumentar receitas no que às organizações diz respeito.

Os #DigitalTwins vêm colocar à disposição das organizações e das pessoas a possibilidade de trabalhar o mundo virtual com o objetivo de otimizar processos, sistemas ou outros no mundo real. Click To Tweet

No que às pessoas diz respeito, a melhoria da qualidade de vida e acesso mais fácil à informação é também um dos pontos a realçar. Os digital twins vêm colocar à disposição das organizações e das pessoas a possibilidade de trabalhar o mundo virtual com o objetivo de otimizar processos, sistemas ou outros no mundo real. No entanto para que se tire o maior valor do investimento a fazer, devemos ter em atenção que a informação ligará esses dois mundos, sendo essencial uma estreita relação com a internet das coisas, analítica e inteligência artificial.

Tendo em consideração que teremos à nossa disposição uma representação física, teremos que considerar a aplicabilidade e vantagens que a realidade virtual poderá também representar, permitindo estabelecer a relação visual entre os mundos real e virtual.

**Este artigo foi originalmente publicado na IT Insight.
Tags IoTSWC19
Share

About Author

Miguel Gaspar

Customer Advisor Miguel Gaspar

Miguel is working on Data Management team where he is engaged with customers on Data Governance and Personal Data Protection. He has a strong background designing end-to-end solutions on Big Data, Analytics and IoT, while advising strategic customers. He is a very curious person that enjoys being challenged to find solutions to a variety of problems, for him, every day is a new seeking to learn something new and contribute back.

Leave A Reply

Back to Top