Estudo sobre a utilização e necessidade de uma Plataforma Analítica

0

As analíticas vão ser imprescindíveis no futuro. Está é a opinião generalizada da maioria dos gestores.
No entanto um estudo levado a cabo pelo SAS sobre Plataforma Analítica - “Here and Now: the need for an analytics platform”, revelou que apenas 35% está efectivamente com projectos de implementação ao nível corporativo. Isto indica que, apesar do valor acrescentado das analíticas já ser reconhecido ao nível do poder de decisão ainda não “chegou” à parte operacional.

Entre as vantagens da implementação de uma plataforma analítica o destaque vai para uma melhoria na integração dos dados assim como a escalabilidade, simplificação, assertividade e acesso a informação útil, leia-se, conhecimento relevante. Este é o principal resultado da utilização das analíticas para 72% dos inquiridos.

De realçar também do estudo que, se é praticamente consensual o papel importante desempenhado pela analítica nas organizações, a forma como esta é implementada varia. Há quem a use de forma isolada ou tática (17%)  ou quem opte por uma integração estratégia na organização(39%). O certo é que ainda há desafios a ultrapassar, nomeadamente os relacionados com a gestão e governação dos dados. A isso junta-se a percepção do que é uma plataforma analítica. Para 61% dos inquiridos trata-se de «algo» utilizado para extrair informações de dados e 51% refere que é uma forma de integrar/centralizar os dados numa framework. Ou seja, ainda há algum desconhecimento sobre o que é exactamente uma plataforma analítica, as suas vantagens e qual o Impacto na estrutura das organizações.

O certo é que, independentemente do grau ou forma de utilização das analíticas, a opinião que começa a ser generalizada é a de que estas potenciam a inovação dentro das organizações. 18% acredita piamente nesta afirmação e 42% começam a ficar convencidos versus 5% que desaprova totalmente.

Nota: os dados apresentados no estudo resultam de um inquérito feito em duas fases. A primeira consistiu em entrevistas aprofundadas a 132 empresas e organizações governamentais, às quais foram colocadas 15 questões. Na segunda fase consistiu num questionário online a nível global, que obteve 477 participantes qualificados, que responderam a 26 questões.

Pode ler o estudo gratuito e completo AQUI.

Tags
Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top