Data for Good: Analíticas para combater o tráfico humano

0

É um dos flagelos do século - o tráfico humano. Seja de crianças para trabalho inapropriado, seja de mulheres para a prostituição. É algo que ocorre por todo o mundo, com movimentações levadas a cabo por grupos bem organizados e que movimenta muitos milhões de euros.

Tom Sabo, Principal Solutions Architect no SAS, deparou-se com este tema quando a escola da sua região publicou um artigo com o título "World Slavery: The Terrors Our World Tries to Forget" e resolveu usar a tecnologia ao seu dispor para investigar o tema do tráfico humano e analisar os dados e identificar potenciais soluções. Com base em relatórios disponibilizados pelo Departamento de Estado dos EUA, Tom e o seu colega Adam Pilz desenvolveram uma abordagem que permite avaliar os relatórios puramente textuais descobrindo padrões.

Tendo por base o SAS Visual Text Analytics a dupla conseguiu:

  • Extrair padrões no tráfico entre países;
  • Identificar as vítimas de tráfico (homens, mulheres, crianças);
  • Identificar os tipos de tráfico (trabalho, sexo);
  • Determinar se os países em questão estão a (tentar) resolver o problema.

O resultado final foi um conjunto de dados que pode ser analisado de uma perspectiva geoespacial. E este pode ser um primeiro passo para algo maior e mais aprofundado já que, explica Tom, a plataforma pode ser aprimorada com outros dados, como os das redes sociais ou mesmo dados sobre conflitos armados. A interligação entre todos estes dados permite uma obtenção mais correcta e realista das ligações entre países.

Olhando numa outra perspectiva é igualmente possível detectar outros padrões como migrações, o que permitiria ajudar os governos e entidades não governamentais a ajustar os seus programas e a ajustar os investimentos.

Este é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser usada para ajudar a Humanidade ou, mais precisamente, para combater um dos seus flagelos.

Pode obter mais informações sobre este tema no paper “Using SAS® Text Analytics to Assess International Human Trafficking Patterns

Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top