Inteligência digital para optimizar o envolvimento do cliente

0

A inteligência digital é um termo, de tendência no espaço de análise do marketing digital, que precisa de ser desmistificado. E vamos começar por definir o que é uma plataforma de análise de marketing digital:

As plataformas de análise de marketing digital são aplicações tecnológicas utilizadas pelos “ninjas” de customer intelligence para compreender e melhorar as experiências dos consumidores. A prospecção, aquisição e exploração dos clientes com experiência digital depende da compreensão do seu comportamento multi-dispositivos e resulta em conhecimentos utilizados na optimização das estratégias de marketing. Estas plataformas “vêm em diferentes sabores”, desde ofertas de nicho autónomas a ofertas abrangentes end-to-end que executam funções de recolha de dados através da análise e visualização (de dados).

No entanto, nem todas as plataformas são construídas a partir de uma perspectiva analítica. Segundo Brian Hopkins, um analista da Forrester, as empresas que se destacam na utilização de dados e sua análise para optimizar os seus negócios digitais gerarão um total de 1,2 biliões de dólares/ano em receitas até 2020. E a inteligência digital – a prática da optimização contínua da experiência dos consumidores recorrendo a dados offline e online, analíticas avançadas e conhecimentos prescritivos – suporta todos os negócios orientados ao conhecimento. A inteligência digital é o antídoto para as vulnerabilidades das plataformas analiticamente imaturas, deixando para trás o mundo dos relatórios isolados e amadurecendo o marketing preditivo e acionável. Aqui ficam alguns itens a considerar:

  • Hoje os consumidores, enlouquecidos por dispositivos, namoram com as marcas numa variedade de interacções, durante o ciclo de vida de um cliente. No entanto, a maioria das organizações parece concentrar a actividade do site num único “balde”, o mobile noutro, o social num terceiro (“balde”).. creio que já perceberam. Os planos estratégicos muitas vezes ficam aquém na implementação da inteligência digital em todos os canais  - incluindo as interacções offline como o suporte ao cliente ou o desenvolvimento de produto.
  • A poderosa inteligência digital usa a entrega oportuna de informações prescritivas para influenciar, de forma positiva, as experiências dos clientes. Isto exige a integração dos dados, análise e sistemas que interajam com o consumidor. No entanto muitas equipas aplicam análises e fornecem análises, de forma manual, através de intermináveis relatórios e dashboards que mostram, de forma retroactiva, o comportamento passado – levando os líderes de negócio a questionarem o verdadeiro valor e o potencial impacto da análise digital.

À medida que as necessidades e preferências comportamentais do consumidor mudam ao longo do tempo, cresce a proporção das interacções digitais para as não digitais. Com o lançamento do Customer Intelligence 360 o SAS analisou, cuidadosamente, o feedback dos seus clientes (e analistas do sector) para criar tecnologia que suporte uma estratégia de inteligência digital moderna, ao orientar uma organização para:

  • Enriquecer os dados de clientes com dados do utilizador, vindos dos canais web e mobile. É hora de obter o diploma referente à agregação de dados para a elaboração de relatórios, para a recolha e retenção de dados granulares do cliente. São os dados individuais que impulsionam a segmentação avançada e permitem a optimização contínua das interacções com o cliente, através da personalização, segmentação e recomendação.
  • Acompanhar os clientes através de machine learning, da ciência de dados e das analíticas avançadas. O ritmo crescente das interacções digitais com o consumidor exige maturidade analítica para optimizar o marketing e as experiências. Ao enriquecer os dados de cliente de primeira linha com “infusões” de comportamento web e mobile e, ainda mais importante, no formato analítico pronto para a realização de análises sofisticadas, o 360 Discover convida os analistas a usarem a sua ferramenta analítica preferida e a deitar por terra as limitações das tradicionais análises web.
  • Automatizar a segmentação, orquestração e personalização de canais. As marcas lutam com poucos recursos para suportar o design manual e o orientado a dados das experiências dos clientes. A agenda (diga-se objetctivo) é ligar dados de primeira linha, que englobam atributos offline e online, com pontuações de propensão accionáveis e com segmentos definidos algoritmicamente através de interacções digitais. Se isso lhe soa mítico, veja este vídeo ...

A questão que se coloca é – está preparado? Saiba mais sobre o porquê de estarmos tão entusiasmados com a disponibilização da inteligência digital nos nossos clientes e em como isso beneficia os testes, segmentação e optimização das experiências dos clientes.

 

Suneel Grover
Principal Solutions Architect supporting Digital Intelligence, Marketing Analytics and Omni-Channel Marketing at SAS.

Tags
Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top