Como transformar dados em diamantes

0

Num mundo de incertezas e desafios económicos, a importância da monitorização e medição do desempenho das organizações, conhecendo os comportamentos dos seus clientes e cumprindo as exigências regulatórias tornou-se evidente. Neste sentido, a Gestão de Informação, o Business Intelligence e o Analytics assim como a sua boa implementação, tornaram-se fatores críticos para a sobrevivência e proporcionam vantagens competitivas para as organizações.

Atualmente, é através dos dados que são fornecidos às organizações que se extraem os insights sobre o desempenho do negócio e, consequentemente, são tomadas decisões mais ajustadas aos contextos e desencadeadas as melhores operações a realizar. Contudo, para que os dados se tornem relevantes e tenham valor para as organizações é necessário que sejam bem utilizados e analisados.

É aqui que o Business Intelligence se torna uma categoria central na tomada de decisões, uma vez que inclui a extração, organização, armazenamento, análise e visualização de dados, transmitindo informação relevante e facilitando a gestão das estratégias de negócio. Para além do BI, o Analytics vem complementar a análise, centrando-se no levantamento de questões que permitam avaliar as tendências ao longo do tempo e comparar os diferentes dados recolhidos.

Porém, com a ampla quantidade de informações que as empresas recolhem, nem sempre é possível explorar todas as vantagens que os dados reúnem. Neste contexto, surge o Data Mining, o qual vem responder às questões que à partida não teriam sido colocadas.

O Data Mining, muitas vezes sustentado através de machine learning, permite analisar todos os fatores de forma a contribuir para a descoberta de novos padrões, anteriormente não identificados.

Apesar da forte componente tecnológica envolvida nestes processos, é cada vez mais comum envolver outras áreas, como o marketing e o negócio, nestes procedimentos. Assim, as soluções que vão para além da área de TI conseguem responder a necessidades específicas no acompanhamento e reconhecimento do cliente. Poder antecipar o futuro e decidir quais as ações mais adequadas para aumentar os resultados do negócio é uma tarefa que requer colaboração, análise e tempo de vários profissionais e decision makers.

Esta realidade é transversal a todos os setores de atividade, desde a indústria, à saúde, aos transportes, e até mesmo aos serviços públicos. As áreas em que a tecnologia tem maior impacto são, naturalmente, as que geram maiores  volumes de dados como o setor financeiro e o de utilities.

Todavia, as soluções e as ofertas tecnológicas a utilizar devem ser sempre adequadas não só a cada sector, mas também à especificidade de cada empresa. É através de uma solução customizada que é possível fornecer a informação certa no momento certo, no formato certo e para a pessoa certa, conseguindo assim assegurar os objetivos estabelecidos.

Adicionalmente, ter uma visão 360º da estratégia de negócio e de como tudo está interligado é essencial para que os dados se possam transformar em conhecimento. Da mesma forma que o carbono necessita de condições especiais para se transformar num diamante, também os dados necessitam de um processo de análise intensivo e adequado para que se transformem em diamantes que podem gerar novos insights para o negócio. Esta transformação é possível se existir uma sustentação da parte tecnológica tanto na criação de bases de dados como na análise de informação e na manutenção constante dos conteúdos analisados.

Ainda assim, os dados recolhidos pelas organizações têm muito conhecimento para transmitir que por vezes fica oculto e não é valorizado. Por esse motivo, é importante que exista um acompanhamento realizado por profissionais com conhecimento e experiência consideráveis e relevantes, tanto de tecnologia como de negócio, que procurem todos os dias responder aos novos desafios das organizações relacionados com o Business Intelligence e o Analytics. A exemplo dos diamantes, o valor dos dados depois deste processo é infinitamente maior para o negócio.

 

Miguel Guedes
Director, Consulting
CGI

Tags
Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top