Inteligência Artificial: melhorar a experiência do cliente

0

Numa era em que o cliente/consumidor ganha ainda mais importância junto de todos os negócios as empresas têm de se valer de todas as ferramentas existentes com o intuito de proporcionar melhores e mais valiosas experiências. O recurso a ferramentas analíticas e à Inteligência Artificial (AI) é, talvez, a melhor solução.

Como? A análise dos dados disponíveis e a sua transformação em informação útil, maximiza o potencial dos programas de marketing e optimiza o atendimento ao cliente. Sendo que clientes felizes são clientes fieis. A utilização conjunta de ferramentas analíticas e Inteligência Artificial permitem um maior conhecimento dos consumidores e das suas preferências, dando informações úteis às empresas para poderem oferecer produtos/serviços personalizados ou que melhore se adaptem às suas (reais) necessidades.

Isto é importante porque, como refere Jonathan Moran, Principal Product Marketing Manager para Customer Intelligence Solutions do SAS, as marcas já começaram a perceber que a experiência do consumidor está a adquirir o papel de único factor diferenciador. Especialmente quando ligada a dispositivos móveis, com respostas imediatas e informação/serviços relevantes. Hoje os consumidores esperam que o fornecedor os reconheça e trate de forma individual. E como refere Analise Polsky, Business Solutions Manager, SAS Best Practices, a única forma de o conseguir fazer é recorrendo à automatização.

“As marcas devem confiar na computação cognitiva e na machine learning e outras técnicas de inteligência artificial para lidar com o volume e, depois, personalizar as interacções e oferecer experiências excepcionais aos clientes”, afirma Jonathan Moran.

Há vários exemplos de serviços e produtos onde a automatização traz vantagens imediatas. Um exemplo clássico? O atendimento ao cliente. A utilização da inteligência artificial permite que, quem está no serviço, seja num cal center, website ou canais móveis, tenha acesso a informação útil e relevante sobre o cliente em causa, permitindo resolver a questão mais rapidamente ou oferecer-lhe um produto/serviço mais adequado (personalizado).

As compras online são outro exemplo. O sistema consegue sugerir produtos relevantes de acordo com as pesquisas e preferências do utilizador, melhorando a experiência de compra e potenciando o negócio, dado que aumenta a possibilidade de interacções futuras entre o consumidor e a marca.

É claro que isto obriga a novas formas de pensar e trabalhar com o consumidor. As empresas têm de perceber que toda a informação pode e deve ser usada com o intuito de proporcionar novas e melhoras experiências. O objectivo final é conseguir que o cliente tenha a percepção que a marca o conhece e que ele não é apenas um número.

A inteligência artificial pode ser usada para analisar vastas quantidades de dados com o intuito de descobrir padrões e similaridades em comportamentos e preferências, de forma a gerar uma segmentação dos consumidores mais apurada. Isto numa primeira fase, porque o objectivo último é o de conseguir compreender o cliente de forma a poder oferecer uma experiência personalizada.

Mas a utilização da inteligência artificial no marketing vai  mais além. Como lembra Jonathan Moran o recurso a esta ferramenta pode melhorar processos como campanhas, email marketing, criar triggers para eventos, definir rakings de valor.... Tudo depende, afirma o executivo, da capacidade para automatizar a recolha e preparação dos dados, da integração dos mesmos para análise, assim como da capacidade de os trabalhar, em tempo real, em streaming.

Pode obter mais informação sobre o tema ao descarregar o white paper Improve Customer Experience with Actionable Artificial Intelligence.

 

Tags
Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top