Encontrar e capacitar os cientistas de dados

0

É uma das profissões do futuro: cientistas de dados. E, acredite ou não, pode ter algumas dessas pessoas a trabalhar, hoje, na sua organização. São pessoas com um perfil muito específico. Curiosas, analíticas, determinadas e aventureiras. Pessoas que tendem a pesquisar meios de se tornarem a si mesmos e ao local onde trabalham mais eficientes.

Sabe aquele colega que olha para os tradicionais relatórios e faz perguntas diferentes? Que analisa os dados numa perspectiva nova? Ele é o típico cientista de dados... sem saber disso. Ou seja, tem as características certas para essa profissão. São pessoas que estão dispostas a aprender novos métodos e a utilizar novas técnicas. As chamadas “pessoas fora da caixa”.

Segundo a Gartner um cientista de dados é uma pessoa que cria modelos que potenciam analíticas prescritivas ou preditivas, mas cuja função principal está fora do campo das estatísticas e das análises.

A (grande) questão prende-se em como identificar essas pessoas na organização, criar políticas que ajudem a empresa a multiplicar esses números (diga-se essas pessoas) e direccioná-las para a direcção certa (diga-se na utilização e interpretação dos dados)? a solução passa por seguir os seguintes passos:

  • Reconhecer, encorajar e recompensar os cientistas de dados pelas suas contribuições;
  • Reconhecer as pessoas com elevado potencial analítico e disponibilizar formação e tarefas de desenvolvimento;
  • Garantir que os cientistas de dados não sintam que estão a remar contra a maré no mundo corporativo (como de costume);
  • Recompensar abordagens imaginativas e inovadoras para problemas comerciais/corporativos tradicionais.

A democratização das analíticas – passo por onde deverá começar qualquer plano de encorajamento e suporte aos cientistas de dados – beneficia toda a organização e passa pelo acesso, a todos, a dados e ferramentas que permitam transformar esses dados em conhecimento e/ou novos processos. Isso consegue-se através de:

  • Incorporação de modelos preditivos nos processos e worflows de negócio;
  • Formação de pessoas para trabalhar e tomar decisões de forma diferente, baseadas em novas informações;
  • Colocar as aplicações analíticas em produção com conjuntos de dados (em tempo real);
  • Implementação de toda a governação de negócio, controlos e métricas necessárias.

Na verdade, os cientistas de dados são pessoas que tendem a analisar e processar situações, problemas e dados de diversas formas, diferentes das habituais. E há uma geração que parece que já vem com esse perfil incorporado. Basta pensar nos Millennials... Estamos a falar de uma geração que espera, não..., exige, uma resposta imediata. Assim como interfaces intuitivos. E que estão habituados a desafios e respostas imediatas – frutos de horas e horas a jogar. São pessoas que têm uma predisposição para pensar fora da caixa e para responder com rapidez. Porque não auferir-lhes experiência e conhecimento de negócio, dos processos e dos clientes (algo é normal estar em falta)?

Mas atenção. A democratização das analíticas ou o transformar (quase) qualquer pessoa num cientista de dados não implica que as empresas dispensem os estatísticos ou os cientistas de dados puros. Pelo contrário. À medida que a compreensão sobre as vantagens da utilização das analíticas aumenta, o mesmo acontece com as exigências. Seja em termos de questões mais sofisticadas ou modelos analíticos mais complexos. O que vai exigir mais, quer dos do departamento de TI, quer dos cientistas de dados.

Pode obter mais informação sobre a democratização das analíticas sugerimos a leitura do white paper gratuito  "The Democratization of Analytics".

Tags
Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top