O estado actual da PSD2

0

Já está em vigor e traz mudanças para o sector bancário: a PSD2 – Payment Service Directive – que regulamenta os pagamentos electrónicos.

Mas qual o estado de implementação da Directiva e o seu impacto no negócio? Um estudo levado a cabo entre Agosto e Setembro de 2017 pela Deloitte – sob o título European PSD2 Survey – revelou que a maioria das empresas optou por considerar a PSD2 como uma oportunidade.

Apesar da Directiva incidir sobre os pagamentos electrónicos verifica-se que a sua implementação tem um impacto transversal às várias áreas dentro de uma empresa, embora com maior incidência, claro, nos pagamentos, nos serviços partilhados e nas funções corporativas. Em relação aos principais desafios estes prendem-se com o desenvolvimento de soluções de acesso a entidades terceiras. Em qualquer transacção há três figuras: o cliente, o vendedor (seja de produtos ou serviços) e a entidade bancária que faculta o processo de pagamento. A principal dificuldade (diga-se preocupação) reside no garantir da segurança e autenticação dos dados referentes, quer aos consumidores, quer aos prestadores de serviços/produtos – 36%.

Mas essa não é a única preocupação. Uma tão ou mais importante (porque estão interdependentes) prende-se com a falta de definição e clarificação das RTS e das especificações API (22%). Só com esta fase concluída se pode pensar na integração da conectividade das API com a infra-estrutura e os sistemas internos (11%).

Convém, ainda, não esquecer os requisitos impostos pelo regulador, que ainda são algo vagos, dificultando a adopção, implementação e cumprimento da Directiva.

Face a estes desafios, as entidades bancárias têm optado por desenvolver parcerias no sentido de se criarem, standards de acesso. O estudo da Deloitte aponta a Bélgica, a Croácia, a República Checa, a Alemanha, a Hungria, a Letónia, a Polónia, a Roménia e a Eslováquia, como sendo mercados mais activos neste tipo de iniciativas.

A redução do fardo individual para compreender, desenvolver e implementar standards; assim como o reconhecimento de que standards comuns facilitam a adopção e aumentam o sucesso das iniciativas bancárias abertas são os principais motivos que levam ao trabalho conjunto entre várias entidades financeiras.

O cumprimento da PSD2 pode ser uma oportunidade para apresentar soluções diferenciadas (e personalizadas) e, com isso ganhar vantagem competitiva em alguns segmentos de mercado. Essa é pelo menos a opinião de 33% dos inquiridos. No entanto a maioria (47%) afirma que ainda está a avaliar a situação sobre se irão, ou não, diferenciar os seus serviços consoante os diferentes segmentos de clientes.

Mas há um dado preocupante. A PSD2 está intimamente ligada com o GDPR. No entanto 60% dos inquiridos optou por não responder à questão se já estão a trabalhar as interacções entre as duas directivas europeias.

A forma de autenticar o consumidor é talvez a principal “mexida” no processo dos pagamentos electrónicos. E a maioria das entidades (43% dos inquiridos) refere que tencionam fazer mudanças nas formas de autenticação. Apenas 18% afirmam que irão manter os métodos actuais. Nas “novidades” destaque para as biométricas que começam a ganhar importância e a despertar interesse.

Independentemente dos desafios a ultrapassar, a PSD2 é claramente uma oportunidade para os bancos. Não só porque terão acesso a mais pontos de dados do consumidor, permitindo compreender melhor os clientes e com isso oferecer produtos/soluções personalizados, mas também uma oportunidade de crescer em novos e/ou existentes segmentos de mercado. Não é por acaso que a maioria dos inquiridos acredita que a PSD2 resultará em mudanças competitivas significativas nos próximos dois a três anos. Apenas 4% têm a visão oposta – de que o impacto será severamente negativo).

Os resultados do estudo “European PSD2 Survey” podem ser consultados AQUI.

Se achou este artigo interessante, sugerimos-lhe mais um:

Tags
Share

About Author

Business Analytics Portugal

We are a team of curious people passionate about data. We work at SAS in Portugal and we share ideas and discuss the impact that analytics has in the world. Somos uma equipa de pessoas curiosas apaixonadas por dados. Trabalhamos no SAS em Portugal e partilhamos ideias e discutimos o impacto que a analítica tem no mundo.

Leave A Reply

Back to Top