O evento SAS Women Empowerment Day 2025 (WED) reuniu diversas mulheres de destaque para compartilhar experiências e insights sobre inovação, propósito e liderança durante uma manhã na Casa Pompéia, em São Paulo. O evento presencial gratuito, que aconteceu no dia 18 de março, proporcionou discussões e trocas significativas entre as cerca de 100 participantes presentes. Quem não pode acompanhar tudo de perto pode conferir abaixo um resumão do que foi esse encontro:
A abertura do evento ficou por conta de duas lideranças do SAS, Thais Cerioni e Adriana Melo. Thais, Head de Marketing do SAS Brasil, reforçou o papel do WED, que é promovido todo ano pelo SAS, no fortalecimento da rede de apoio entre mulheres e na promoção de mudanças positivas no ambiente corporativo. Ela reforçou o comprometimento do SAS com essa iniciativa que é encabeçada pelo marketing - e falou mais sobre a iniciativa em entrevista ao Convergência Digital:
Adriana, CFO do SAS Brasil, compartilhou sua história de vida e os desafios trilhados na sua jornada no mundo corporativo. "Vim de uma família muito humilde. Hoje, como CFO, vejo que cada desafio foi um degrau para chegar até aqui", conta.
Na sequência, o primeiro painel do evento apresentou diferentes perspectivas sobre inovação corporativa liderada por mulheres. Marcela de Masi, do Grupo Boticário, explicou como a empresa mantém sua renomada cultura inovadora, sempre mantendo as pessoas em primeiro lugar: "Inovação está no nosso DNA. Não é apenas sobre criar produtos, mas sobre entender profundamente as necessidades das pessoas."
Duda Davidovic, do Cartão Elo, trouxe reflexões sobre inovação no setor financeiro, enxergando problemas sob outra ótica: "Precisamos questionar o status quo constantemente. No Elo, trabalhamos com a mentalidade de que todo problema é uma oportunidade de inovação."
Suellen Rodrigues, da MSD, apresentou casos práticos de inovação na indústria farmacêutica: "Quando falamos de inovação na saúde, estamos falando diretamente sobre melhorar e salvar vidas." Saiba mais sobre o painel "Como fomentar a inovação no ambiente corporativo" neste post.
Propósito em ação
O segundo painel do evento demonstrou o poder da inovação social, mostrando três projetos de impacto. Andressa Freires, da DiversiData apresentou dados concretos sobre diversidade no mercado de trabalho e relembrou que times diversos trazem resultados práticos para as empresas:
"Não é sobre fazer o certo, é sobre fazer o inteligente. Empresas diversas são mais lucrativas e inovadoras"
Andressa Freires
Camila Hammes compartilhou resultados do Litro de Luz: "Já alcançamos mais de 20 mil pessoas levando luz sustentável para comunidades que viviam no escuro. Isso é inovação com propósito."
Carol Mazetto trouxe casos reais do projeto "Empreendendo com as Manas": "Quando uma mulher se fortalece economicamente, toda sua família se transforma” e Guilhermina Abreu apresentou números dos Embaixadores da Educação: "Já formamos mais de 5 mil jovens líderes que estão transformando a educação em suas comunidades."
Liderança com gentileza
Carolina Nucci, keynote speaker do evento, concluiu o WED com uma apresentação sobre liderança gentil. Ela compartilhou exemplos práticos de como a gentileza transforma ambientes de trabalho em espaços de colaboração e alta performance.
"A gentileza é uma escolha estratégica que gera resultados extraordinários"
Carolina Nucci
Entre os principais aprendizados, vale destacar que "feedback sem gentileza é apenas crítica" e que "times liderados com gentileza são mais engajados e inovadores".
O #SASWED25 reafirmou seu papel de espaço de discussão e catalisador de mudanças no ambiente corporativo, com muito networking e uma rede de profissionais comprometidas com a transformação.
Das discussões sobre inovação às práticas de liderança gentil, passando por iniciativas de impacto social, o evento proporcionou uma visão ampla e estratégica sobre os desafios e oportunidades do cenário atual. As histórias compartilhadas, os dados apresentados e as experiências trocadas formaram um conjunto valioso de conhecimentos que certamente serão multiplicados nas organizações das participantes.
Vale também conferir este outro resumo feito pela Suellen Rodrigues em uma postagem no LinkedIn: Reflexões para além do Women Empowerment Day - Um post que virou um artigo cheio de alma, aprendizado e inspiração! | LinkedIn
Como destacou Thais Cerioni na abertura do evento, "o Women Empowerment Day não é apenas um dia de conteúdo, é um movimento que segue gerando frutos ao longo do ano". Te vemos em 2026!