Programa Acadêmico: transformando vidas pelo voluntariado

0

Curiosidade - esse é um dos principais valores do SAS!

Ela está no coração do progresso humano e, junto com o conhecimento e a paixão, pode gerar impacto social e transformar vidas. E é exatamente isso que acontece com todos os participantes do Programa Acadêmico do SAS, uma iniciativa global que oferece treinamentos gratuitos para educadores, estudantes, pesquisadores acadêmicos e alunos independentes em todo o mundo.

Hoje, mais do que apoiar professores universitários de mais de 400 instituições de ensino e educar a próxima geração de cientistas de dados, os colaboradores do SAS que apoiam na execução das iniciativas do GAP (na sigla em inglês), também tem as suas vidas transformadas.

Taís Silva, analista de Dados e Inteligência Artificial Generativa no SAS, é voluntária do programa no Brasil há dois anos e conta que teve várias experiências enriquecedoras ao longo desse período e que elas proporcionaram um senso de propósito e pertencimento muito grande.

Poder contribuir com a formação de futuros profissionais e ver o impacto do nosso trabalho na vida deles foi extremamente gratificante. Porém, o voluntariado é uma via de mão dupla, onde todos os envolvidos saem ganhando, e tive muitas oportunidades de reflexão e de crescimento, tanto que espero continuar contribuindo por muito tempo.

Percepção compartilhada por Wilson Kobayashi, Customer Success Enginneering no SAS, que já fazia projetos voluntários mesmo antes de ingressar no SAS e decidiu se juntar ao Programa Acadêmico assim que entrou na empresa para continuar devolvendo à comunidade parte do que recebeu. Desde então, já ministrou inúmeras palestras sobre carreira em dados, tendências tech, tecnologias do SAS, entre outros temas. Além disso, fez parte da banca de avaliação dos projetos de conclusão do MBA da FIAP, em que os alunos precisavam entregar projetos em SAS usando a plataforma disponibilizada por Academics.

Palestra na FIAPDeborah Vasconcelos e Wilson Kobayashi em uma palestra na FIAP

“Ser voluntário é minha maneira de ajudar a nossa sociedade a crescer com as ferramentas e o conhecimento que adquiri ao longo da minha vida. Gosto de compartilhar o que aprendi, mas também recebo muito em troca. Em uma das iniciativas, pude ajudar pessoas mais velhas a trabalharem em uma transição de carreira e mostrar que, mesmo sendo 50+ ou 60+, ainda é possível ter ambição profissional.”

E por falar em carreira, esse é o principal tema das palestras realizadas por Samuel Prior, especialista em Aquisição de Talentos no SAS. Voluntário desde o início do projeto no Brasil, ele já fez diversas apresentações em universidades e in-house sobre o SAS e as possibilidades de carreira na área de dados.

“O Global Academic Programs (GAP) pode mudar a vida das pessoas, pois muitas não conhecem o tamanho da oportunidade profissional ao redor de analytics e IA”, comenta Samuel. Porém, mais do que apoiar os participantes a identificarem novas possibilidades de carreira, participar do programa também o ajudou a se aprimorar profissionalmente. “Ao ser voluntário, também pude desenvolver minhas habilidades de falar em público”.

Diferente dele, Larissa Lima, Customer Advisor no SAS, foi voluntária do Programa Acadêmico pela primeira vez em 2024. Ela acredita que ser voluntária é um ótimo meio de colaboração e troca de experiências, e ficou muito animada com a possibilidade de apoiar no SAS Semana Acadêmica - uma semana de conhecimento e networking em um ambiente 100% virtual.

"Acredito que o conhecimento é infinito, além de não ser apenas técnico, e gosto muito de participar de programas de voluntariado, pois acredito que sempre aprendemos com a nossa audiência. Além disso, o dia a dia nos ensina muito e termos a oportunidade de trocar essa experiência com outras pessoas é maravilhoso", comenta Larissa.

E foi por meio dessa troca com os participantes que Larissa percebeu que, devido ao desenvolvimento da linguagem open source, os estudantes estão ficando distantes de ferramentas privadas, como o SAS. Isso reforça a importância de iniciativas como o Programa Acadêmico, que permitem o contato com tecnologias SAS desde a graduação, além de contribuir com a democratização dos dados.

Visão compartilhada pela Isabela Gilho Teixeira, consultoria técnica de PSD no SAS. No ano passado, ela teve a oportunidade de participar da Semana Acadêmica, e pode perceber o valor da disseminação de conhecimento.

“Eu sou de uma área técnica e pensar em como abordar as soluções do SAS no meio acadêmico me permitiu olhar para elas com outros olhos. Além disso, ao ser voluntária, pude ver na prática a rede de colaboração que o Programa Acadêmico do SAS viabiliza ao incentivar a parceria entre universidades, empresas, pesquisadores e profissionais, o que gera uma troca muito rica de conhecimentos e experiências”, ressalta Isabela.

Compartilhar informações, para Igor Dsiaducki, líder de Inovação para América Latina no SAS, é a maneira mais eficaz de apoiar o crescimento profissional de alguém.

A educação transforma vidas, como a minha, e estou muito feliz por ter a chance de contribuir com isso, compartilhando minha experiência profissional com os estudantes que participam das iniciativas do Programa Acadêmico.

Voluntário do programa desde 2022, ele realiza inúmeras palestras em universidades, principalmente sobre ciência de dados e inteligência artificial, e acredita que a troca de experiências ajuda significativamente na construção de ideias e no encontro de questões que podem estar fora do nosso campo de visão.

Global Academic Programs (GAP)

O compromisso do SAS com a educação é uma extensão natural das raízes acadêmicas da companhia. Isso, junto com a crença de que a educação empodera e de que o conhecimento analítico pode mudar o mundo, impulsionaram a criação de iniciativas globais de educação que promovem o aprendizado para todos.

No Brasil, apenas em 2024, foram realizados mais de 50 eventos, entre workshops, demos, apresentações, entre outras iniciativas, levando conhecimento para mais de 1.300 pessoas entre alunos e professores. E a participação dos voluntários é fundamental para tornar isso possível. É com a ajuda deles que o SAS consegue democratizar o acesso aos dados por meio de treinamentos e palestras, e contribuir para diminuir a lacuna entre a oferta e a demanda por talentos analíticos em todos os setores, impulsionando carreiras.

Entre as iniciativas de 2024, estão o programa de capacitação de professores - Trilha de Aprendizagem em Ciência de Dados e Inteligência Artificial com SAS Viya –, a 1ª edição do Beca SAS, capacitação gratuita exclusiva para alunos universitários em colaboração com a área de Education, e a Semana Acadêmica, uma semana de conhecimento e networking em um ambiente 100% virtual.

Para Deborah Vasconcelos, gerente do Global Academic Program (GAP), o time de voluntários desempenha um papel importantíssimo na divulgação do SAS junto às universidades brasileiras.

Além de compartilharem seu conhecimento técnico, cada um dentro da sua área de atuação, eles se tornam uma fonte de inspiração para alunos que sonham em ingressar na área de analytics e para professores que desejam levar o SAS para a sala de aula.

Mais do que isso, Deborah acredita que a participação dos voluntários fortalece a colaboração entre o SAS e a comunidade acadêmica e contribui com a formação de profissionais capacitados que podem vir a trabalhar nos nossos clientes no futuro. "Sem dúvida nenhuma, muito do sucesso das nossas iniciativas se deve à dedicação dos voluntários!", finaliza.

Share

About Author

Maíra Porto

Content Marketing Specialist

Jornalista e mãe do Miguel e da Catarina. Há mais de 15 anos, Maíra atua em comunicação corporativa, principalmente no setor de tecnologia, tendo contribuído com a construção e a reputação de startups e grandes companhias nacionais e multinacionais. Atualmente, integra o time de marketing do SAS Brasil.

Leave A Reply

Back to Top