Tomar decisões rápidas, consistentes e baseadas em insights a partir dos dados é essencial para o sucesso de qualquer organização. É nesse contexto que o SAS Intelligent Decisioning se destaca, oferecendo às empresas uma plataforma poderosa para criar e gerenciar fluxos de decisão de forma ágil e integrada.
Nesse artigo, vou explorar os cinco principais diferenciais da plataforma. Facilidade de uso, versatilidade e potencial de integração com tecnologias de ponta, como APIs de LLMs (modelos de linguagem de grande escala) e sistemas internos das empresas são algumas delas. A ideia é te ajudar a aprimorar o uso dela no seu dia a dia, uma vez que sua adoção pode transformar drasticamente os processos decisórios de qualquer negócio.
1) Facilidade na criação de fluxos de decisão
A plataforma é projetada para qualquer tipo de usuário. Os profissionais da área de negócios podem se beneficiar da facilidade de uso da solução. Com uma interface gráfica simplificada, conta com características de arrastar e soltar (drag-and-drop). Além disso, permite construir decisões sem a necessidade de codificação avançada – o que chamamos de low code/no code.
Já usuários com habilidades de programação podem desenvolver códigos para executar uma função específica visando enriquecer os dados, bem como obter dados de sistemas internos e externos, muitas vezes necessários para a tomada de decisão.
Tudo isso, torna o produto acessível para diferentes perfis de usuários e faz com que uma das principais vantagens do SAS Intelligent Decisioning seja sua interface intuitiva, que, entre outras coisas, possibilita:
- A construção de fluxos de decisão por meio de ferramentas visuais, facilitando o entendimento e o design;
- Customização flexível, permitindo que os usuários adaptem regras e lógicas às necessidades específicas de cada negócio;
- Simulação e teste, facilitando a comparação de cenários antes da implementação, garantindo maior segurança nas decisões.
A combinação entre praticidade e sofisticação reduz significativamente o tempo de desenvolvimento. Casos reais mostram que apenas com workshops introdutórios, os usuários são capazes de criar fluxos de decisão personalizados rapidamente, aproveitando a simplicidade e a robustez da ferramenta.
Isso evidencia o foco do SAS na experiência do usuário e na capacitação acelerada. Além disso, permite que as equipes possam focar em estratégias de maior impacto e atender com mais agilidade às necessidades de negócio, garantindo um melhor time-to-market.
2) Conexão com modelos (IA/ML):
Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de executar modelos de inteligência artificial / machine learning diretamente nos fluxos de decisão. Essa integração aumenta a precisão das decisões e permite a execução nativa de modelos em SAS e Python, sem necessidade de tradução.
3) Versatilidade em integrações corporativas
O SAS Intelligent Decisioning foi projetado para operar como um verdadeiro hub de decisões. Por isso, pode ser conectado a sistemas internos das organizações, sistemas externos e bases de dados de diversos fornecedores. Desta forma, integra-se facilmente a ERPs (softwares de gestão), CRMs (sistemas de relacionamento com o cliente) e sistemas proprietários, garantindo que as decisões sejam baseadas em dados atualizados e confiáveis.
Quando olhamos para sistemas externos às empresas, a plataforma suporta integrações com APIs de serviços externos. Entre eles, sistemas de validação de identidade, consulta a crédito. Além disso, se adapta ao ambiente de TI de qualquer organização ao suportar diferentes arquiteturas, incluindo nuvem e on-premise.
Essa versatilidade permite que empresas de todos os portes e setores centralizem e automatizem decisões de forma consistente. Independentemente da origem dos dados ou das tecnologias existentes.
4) Inovação com integração de APIs de LLMs
A integração com APIs de modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como o Chat GPT, representa um grande diferencial. Com isso, as empresas podem:
- Aprimorar decisões com IA ao incorporar insights gerados por LLMs para enriquecer os fluxos de decisão, como análises preditivas ou sugestões personalizadas.
- Automatizar respostas complexas por meio de modelos de processamento de linguagem natural em tempo real, melhorando o atendimento ao cliente ou otimizando operações.
Essas possibilidades abrem um leque enorme de oportunidades para empresas que buscam aproveitar ao máximo o potencial da inteligência artificial em seus processos.
5) Governança de regras de negócio, fluxos de decisão e modelos
Ferramentas integradas para criar, gerenciar, versionar e auditar regras de negócios e modelos analíticos. Desta forma, o SAS Intelligent Decisioning permite que as organizações garantam a rastreabilidade em todas as etapas dos modelos de decisão, além de uma governança robusta.
Esses são apenas alguns diferenciais do SAS Intelligent Decisioning. Porém, nos ajudam a perceber que a plataforma é mais do que uma ferramenta: é um facilitador para a transformação digital das organizações. Com uma combinação de facilidade de uso, com integração versátil e inovação em IA, permite que as empresas tomem decisões mais rápidas, inteligentes e eficazes, garantindo assim, maior competitividade.