Resiliência: por que o mundo tem muito a aprender com o Brasil

0

Desde a pandemia, temos ouvido cada vez mais a palavra resiliência. Segundo os dicionários, o termo representa a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. É a síntese da rápida adaptação ou recuperação. E disso o brasileiro entende muito bem, não é mesmo?

Não é à toa que a frase “sou brasileiro e não desisto nunca” é uma máxima já marcada no DNA das pessoas nascidas e criadas aqui. Em um país com nada menos de 8,6 milhões de desempregados (de acordo com dados do IBGE do quarto trimestre de 2022), haja disposição para continuar lutando sem desistir em meio às adversidades.

O que não sabíamos, até então, é que os executivos do País também estão entre os mais resilientes do mundo todo, dado comprovado por uma pesquisa global do SAS chamada Resiliency Rules. Os dados apontam que os brasileiros mostram maiores níveis de resiliência do que seus pares globais: 68% acreditam ter resiliência, enquanto mundialmente o percentual é inferior: 54%.

Historicamente as empresas brasileiras vêm trabalhando com menos recursos, o que fez com que os executivos aprendessem a importância da resiliência para competir na arena global. Eles já têm medidas de resiliência aplicadas aos seus cotidianos e priorizam analytics e IA para navegar em um ambiente em constante mudança, o que é muito positivo.

Os executivos do País também estão entre os mais resilientes do mundo todo, dado comprovado por uma pesquisa global do SAS chamada Resiliency Rules

E por que é tão importante ter este tema no radar atualmente? Desafios que não devem desaparecer tão cedo, como crises econômicas, riscos ambientais, e o clima social estão provocando mudanças em um ritmo sem precedentes e, por isso, priorizar a resiliência é mais importante do que nunca. Porém, ser resiliente não é algo como lançar um novo produto no mercado ou fazer um planejamento estratégico, atividades com as quais os gestores estão habituados. Ter flexibilidade para superar mudanças abruptas, situações adversas e diferentes tipos de desafios não é para qualquer um: trata-se de uma qualidade adquirida e refinada ao longo do tempo.

A resiliência garante que o desempenho dos negócios seja restaurado rapidamente, aumentando as chances de enfrentar os problemas contínuos com sucesso. E praticamente todos os executivos acreditam que a resiliência seja importante. No entanto, somente cerca de dois terços consideram sua empresa resiliente (65%). A boa notícia é que eles estão confiantes sobre alcançar o nível de resiliência que suas companhias precisam e fechar essa lacuna, desde que tenham a orientação adequada para implementar uma estratégia eficaz.

Boas práticas de organizações resilientes 

Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas acredito que alguns fatores-chave impulsionam o sucesso de executivos e empresas resilientes. Um dos principais é a priorização de analytics e IA em momentos críticos. Organizações que lideram no que diz respeito à sua capacidade de lidar com mudanças trabalham para entender como os dados que acumulam podem aprimorar a forma de atender clientes em qualquer momento, e entregar um resultado melhor. Estimular a inovação com insights de dados, portanto, é essencial para que as empresas estejam preparadas para lidar com rupturas e tenham uma rápida adaptação às mudanças do mercado.

Saiba mais sobre a pesquisa Resiliency Rules no vídeo:

Tags
Share

About Author

André Novo

Country Manager, SAS Brasil

Formado em matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e em meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, André Novo atua há mais de 35 anos no setor de tecnologia, com vasta experiência na área comercial, gerenciando equipes de vendas. Com passagens por grandes empresas do setor, como Unisys e NCR, está no SAS há 13 anos, tendo atuado nos últimos três anos como diretor de vendas para governo e finanças. Desde dezembro de 2021, lidera as operações do SAS Brasil na posição de country manager.Tem grande conhecimento nos mercados da América Latina e Caribe, trabalhando com equipes de vendas locais de distribuidores, identificando oportunidades e propondo soluções específicas para as necessidades do cliente final. Está no SAS há mais de 10 anos e, desde agosto, ao lado de Luiz Riscado, assumiu a frente das operações da empresa.

Leave A Reply

Back to Top