Os dados como alicerce do futuro

0
Devanyr Aquino, head de analytics do Next

Para o Next, a captação diária de dados desde a adesão do cliente é extremamente relevante, e faz um banco digital se manter à frente em tempos atuais, e usando a analogia do universo baseado em dados, a familiarização com o mundo analítico é comum, porque a conexão dos dados sempre está sendo transacionada com sistema de engajamento e inovação.

"Tempos atrás não era comum o termo “cientista de dados” como uma profissão, mas hoje quando pensamos em uma indústria financeira, onde dados são primordiais, e a correlação entre decisão baseada em dados e decisão baseada em fatos, constatamos a importância de se saber usar os dados que temos em mãos. Um cientista de dados é a figura protagonista e habilitadora para a tomada de decisões, porém de nada adianta se não houver na organização o aculturamento da área de Analytics, que vai patrocinar e construir a democratização do uso de dados, para que todos possam ter acesso", destaca Devanyr Aquino, head de analytics do Next, durante sua apresentação no SAS Banking Summit 2021.

O executivo explica que o mercado está sempre em busca de bons profissionais. Hoje, com a expansão do uso de dados, profissionais das áreas de exatas se destacam em projetos, arquitetura, qualidade e governança. Ele ainda defende que a área de dados deve atuar separadamente da área de TI, mas destaca que a parceria é primordial para velocidade nos trabalhos.

Aquino complementa que, ao decorrer desta jornada, é certo dizer que existem tempos que são mais serenos e outros com mais necessidades de uso da tecnologia. Ele conta que certamente seu primeiro grande desafio foi quando precisou fazer um cálculo para entregar ao CRO e CFO que aumentou significativamente a demanda de investimentos. E abriu um parêntese para dizer: “foi minha oportunidade de fechar o 1º contrato com o SAS”. Logo após esse momento vieram novas regulamentações que não eram possíveis ser atendidas sem aplicação dos dados, e assim ele conclui que, nas maiores adversidades, o crescimento da área de dados sempre é significativo, porém com grandes resultados.

Tags
Share

About Author

Alice Correa

Assistente de Marketing, SAS

Alice Correa é formada em secretariado e gestão de pessoas, com 20 anos de experiência no mundo corporativo. Faz parte do time de marketing do SAS desde o início de 2021, com foco principalmente nas atividades de comunicação interna e externa. Curiosidade e criatividade fazem parte do seu dia a dia, tem paixão pelos temas ligados à diversidade e à inclusão e, nas horas vagas, é padeira. ;)

Leave A Reply

Back to Top