TIM Brasil apresenta resultados de seu programa de Tax Analytics

0

Durante o SAS Global Forum 2021, a TIM Brasil apresentou os resultados de seu projeto de Tax Analytics. Na sessão Tax Analytics: Straight to the Bottom Line, Auana Mattar, CIO da TIM, e Gustavo Alves, diretor de finanças administrativas e impostos da operadora, contaram sobre o complexo ambiente tributário brasileiro, os desafios para a implantação do projeto de Tax Analytics e os excelentes resultados alcançados nos primeiros meses de operação.

O sistema tributário brasileiro é constituído por diversos tributos e obrigações acessórias, o que o torna altamente complexo e gera elevados custos para as empresas em sua gestão. “No Brasil, temos um profissional tributário para cada 200 funcionários. Para efeito comparativo, na Europa, a proporção seria de um para 500. Para uma operadora de telecomunicações no Brasil, eu diria que essa proporção seria algo como um para cem funcionários”, detalhou Alves. “Temos que dedicar muita energia para calcular e estar compliance com todas as regras.”

Assim, a TIM Brasil buscou a tecnologia do SAS e a expertise da KPMG para criar um programa de Tax analytics baseado em nuvem. Com este programa, a TIM Brasil conseguiu resolver a questão de recuperação de impostos de maneira muito mais rápida e efetiva do que em tentativas anteriores. “O retorno do investimento foi muito, muito rápido. Em seis meses, nós já tínhamos conseguido recuperar em impostos o valor investido no projeto”, comemora o executivo.

“Podemos ver de uma forma muito tangível como a tecnologia pode trazer excelentes resultados para a empresa e também para nossos clientes”, destaca Auana, explicando que o projeto usa big data, advanced analytics e soluções de RPA. “Coletamos evidências de nossas plataformas de CRM, faturamento e outros sistemas transacionais para atender aos requisitos das autoridades fiscais. Dados de estrutura diferentes e muito complexas usando nossa análise avançada para atender a esta necessidade”, conclui a executiva.

Tags
Share

About Author

Thais Cerioni

Public Relations & Communications Manager

With nearly 20 years of experience, I've had the opportunity to work with specialized media, press relations agencies and corporate public relations/marketing department, always in the ICT market. During this period, I have been accumulating vast industry knowledge, always aiming to better understand and disseminate concepts and trends.

Leave A Reply

Back to Top