É curioso pensar que, hoje em dia, as tendências tecnológicas acabam por ter grande impacto no desenvolvimento de novos produtos e até nos próprios modelos de negócio das organizações. Começa, aliás, a ganhar corpo uma nova geração de modelos de negócio, quer sejam eles de pequenas ou grandes dimensões, que surgem devido ao efeito e influência das tecnologias que vão surgindo ao longo dos anos.
Se em tempos tecnologias como cloud computing “abanavam” o tecido empresarial, estão hoje definidas novas tendências como o uso massificado de Inteligência Artificial, ou Blockchain. Sendo que Blockchain é geralmente associado à banca e moedas digitais, essa não é a verdadeira realidade.
Podemos olhar para um caso conhecido na Coreia do Sul que devido aos cuidados particulares que têm com a qualidade dos alimentos que ingerem, utilizam já tecnologias ainda em maturação como Blockchain para assim rastrear carne bovina através da cadeia de fornecimento, fornecendo aos consumidores informações sobre a origem de seus alimentos.
O atual sistema de rastreamento de gado fornece informações desde o nascimento até o abate, embalagem e vendas para garantir a segurança da carne. Enquanto que, o sistema de relatórios em papel, que leva tempo e dinheiro estando também exposto a riscos de certificados falsos, a utilização de tecnologias como Blockchain permite o registo digital de valores obtidos por diversos dispositivos com a mais valia de armazenar informações de forma distribuída “distributed ledger” aumentando a eficiência e garantindo a credibilidade. Curioso e de louvar o facto de esta ser uma iniciativa conjunta promovida pelo Ministérios da Agricultura e Ciências e Tecnologias.
Diz-se que o atual consumidor é bastante mais exigente, eu acrescentaria que é também bastante mais curioso do que em tempos passados, exige estar informado!
Alguns dos consumidores primam pela qualidade e gostam de estar informado sobre o que está a comprar, saber quem está por trás do produto e aferir então a qualidade. A verdade é que temos hoje em dia produtos que embora apresentando um preço inferior apresentam superior qualidade, no entanto o marketing à sua volta pode não ser tornar apelativo, no entanto a informação ao consumidor pode-se tornar de vital importância para o seu sucesso.
Junte-se a nós no IoT Solutions World Congress e saiba como a Inteligência Artificial aplicada aos dados de IoT pode ser um factor determinante para o sucesso da sua organização.
Existem também as preocupações ambientais para a qual todos nós estamos mais despertos, e de grande importância para que se possa continuar para um futuro saudável. Se antigamente era irrelevante a marca utilizar materiais naturais, optar por madeiras da única floresta que tem taxas de reflorestação positiva, apostar no know-how de artesãos ou eleger o processo de fabrico com a menor pegada ecológica possível, hoje em dia este tipo de informação pode determinar o cliente ficar ou não fiel à marca. É a informação e o que se faz com ela que defina e posicione a marca.
Ainda há pouco tempo podemos tomar conhecimento pelas notícias que grande parte dos alimentos vai das prateleiras para o lixo, sendo que nem todos ou grande parte esteja abaixo da qualidade para que possa ser consumida.
Se tecnologias como Blockchain permitem manter o rastreio de onde e como os produtos foram criados, acondicionados e/ou transportados, tecnologias como Inteligência Artificial permite fazer da informação rastreada e levar-nos a decisões mais inteligentes.
Peguemos no exemplo dos prazos de validade, em que se tivermos informação relativamente aos produtos de qual, onde, quando e como providenciada por tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Blockchain, então podemos utilizar a Inteligência Artificial para erradicar prazos de validade fixos/estáticos e que hoje em dia parecem já não fazer sentido e apenas com base na data de embalagem ou produção.
Através da utilização de #Blockchain , #MachineLearning e/ou Inteligência Artificial podemos facilmente gerir dinâmicamente os prazos de validade dos produtos. Click To TweetVoltando às tendências tecnológicas, está visto que elas acabam, inevitavelmente, por influenciar os consumidores, o mercado, a sociedade e, como tal, torna-se quase que obrigatório que as estratégias de negócio sejam desenvolvidas tendo em conta e considerando a sua existência.
Penso que o investimento e a aposta em novos processos, sistemas, ferramentas e competências adaptadas a este novo paradigma é essencial para se continuar no mercado e conseguir estar à altura da concorrência e exigência dos consumidores.
Os tempos atuais são caracterizados por mudanças profundas e está visto que as inovações disruptivas, seja na produção, retalho, na saúde, na energia ou qualquer setor qualquer, têm potencial para melhorar e proporcionar grandes avanços, o que significa que não podemos parar e temos que nos adaptar a este admirável mundo novo!