Keynote speaker do SAS Telco Summit 2021, Rafael Cavalcanti, superintendente-executivo de data science do Bradesco, contou como a transformação digital tem papel fundamental na entrega de melhores resultados e de uma melhor experiência para o cliente do banco.
Ao longo de sua apresentação, o executivo comentou sobre quatro casos em que o uso de dados trouxe diferenciais competitivos para o Bradesco: assistente virtual, processamento de voz, otimização da rede de atendimento e open finance.
Um dos destaques da apresentação foram os resultados obtidos com a BIA, a assistente virtual baseada em inteligência artificial do branco que nasceu em 2016. O executivo revelou que a BIA gerou um ganho de eficiência e de tempo no atendimento ao cliente, estando disponível hoje em uma grande variedade de canais e sendo responsável por 800 milhões de interações. Como exemplo, Cavalcanti contou que, em 2020, houve alto volume de pedidos de informe de rendimentos para declaração de IR para a BIA, conferindo com ganho notável de experiência para os clientes do banco.
O executivo falou também sobre a relevância dos dados para o open banking/open finance, e destacou o papel da LGPD que veio, de maneira clara, garantir o uso consciente da tecnologia. “Não é apenas ter o dado, e sim fazer bom uso dele.”
Para finalizar, Rafael mencionou o legado tecnológico que a indústria financeira tem e que evoluir o parque tecnológico não somente analítico, mas também da camada que consome o analítico do canal, é sem dúvida o elemento-chave para essa construção.