Retail Summit 2021 traz debate acerca do uso do analytics e de dados em grandes empresas

0

Em bate-papo entre Antonio Grasso, CEO do Digital Business Innovation SRL, e Andrew Fowkes, head of retail centre of excellence do SAS, na palestra “How top retail brands use Data & Analytics”, os especialistas discutiram sobre como as principais marcas de varejo usam a análise de dados para engajar os clientes e gerar receita, além de explicar como elas estão usando o analytics para acelerar suas próprias mudanças.

Fowkes começou falando sobre a mudança de comportamento dos consumidores e como isso afetou o mercado varejista durante a pandemia, colocando a transformação digital no centro das prioridades. Andrew afirma: “a aceleração dos dados na presença digital é drástica”.

Grasso complementou dizendo que o cenário não mudou apenas a nossa saúde, mas também como nos relacionamos e comportamos, destacando nossas necessidades humanas. Segundo o executivo, em um curto prazo, as empresas continuarão com uma abordagem mais humanizada, fomentada na empatia. Ele acredita que essa é uma oportunidade de fazer com que a experiência do cliente se transforme em experiência humana.

Antonio Grasso também explicou o termo “difusão digital” e porque ele está se espalhando “por toda a parte”. Antigamente, as operações eram concentradas em silos e em data centers, agora o mundo digital está explodindo e alcançando cada vez mais pessoas e isso impacta não só os processos operacionais, mas também o comportamento humano diante desse cenário. “Isso está mudando o comportamento do consumidor, mas também está mudando as demandas do mercado”, completou o executivo.

Fowkes completa falando sobre a experiência digital logo no início da experiência física, como a digitalização de QR Codes em bares e restaurantes para ter acesso ao cardápio ou fazer pedido pelo app. Segundo o executivo, “é como se o mundo digital e físico tivessem colidido durante esse processo”.

Além disso, os executivos falaram sobre a perspectiva do varejo comparada com outros mercados e em como essas transformações estão afetando outros setores. Falaram também sobre a personalização de serviços e ofertas e da jornada do cliente frente aos dados coletados e utilizados e como isso pode ajudar a melhor cada vez mais sua experiência.

Para finalizar, os especialistas falaram sobre a importância do data literacy e da governança de dados. Segundo eles,  os profissionais precisam aprender a usar os dados. Data literacy, governança de dados e plataformas certas sempre têm que estar no topo da pirâmide de prioridades.

Para assistir ao evento na íntegra, acesse: https://www.sas.com/pt_br/webinars/retail-summit-2021.html

Share

About Author

Victoria Silva

Assistente de Marketing, SAS Brasil

Victória Ribas da Silva é formada em relações públicas pela Faculdade Cásper Líbero, em seu portfólio consta trabalhos com empresas como Petrobras e, a ONG, Pimp My Carroça. Atualmente atua como especialista de comunicação na área de Marketing do SAS Brasil.

Leave A Reply

Back to Top