Tecnologia, consumo e disrupção

0

É curioso pensar que, hoje em dia, as tendências tecnológicas acabam por ter grande impacto no desenvolvimento de novos produtos e até nos próprios modelos de negócio das organizações. Começa, aliás, a ganhar corpo uma nova geração de modelos de negócio, quer sejam eles de pequenas ou grandes dimensões, que surgem devido ao efeito e influência das tecnologias que vão surgindo ao longo dos anos.

Se em tempos tecnologias como cloud computing “abanavam” o tecido empresarial, estão hoje definidas novas tendências como o uso massificado de Inteligência Artificial, ou Blockchain. Sendo que Blockchain é geralmente associado à banca e moedas digitais, essa não é a verdadeira realidade.

Podemos olhar para um caso conhecido na Coreia do Sul que devido aos cuidados particulares que têm com a qualidade dos alimentos que ingerem, utilizam já tecnologias ainda em maturação como Blockchain para assim rastrear carne bovina através da cadeia de fornecimento, fornecendo aos consumidores informações sobre a origem de seus alimentos.

O atual sistema de rastreamento de gado fornece informações desde o nascimento até o abate, embalagem e vendas para garantir a segurança da carne. Enquanto que, o sistema de relatórios em papel, que leva tempo e dinheiro estando também exposto a riscos de certificados falsos, a utilização de tecnologias como Blockchain permite o registo digital de valores obtidos por diversos dispositivos com a mais valia de armazenar informações de forma distribuída “distributed ledger” aumentando a eficiência e garantindo a credibilidade. Curioso e de louvar o facto de esta ser uma iniciativa conjunta promovida pelo Ministérios da Agricultura e Ciências e Tecnologias.

 

Diz-se que o atual consumidor é bastante mais exigente, eu acrescentaria que é também bastante mais curioso do que em tempos passados, exige estar informado!

Alguns dos consumidores primam pela qualidade e gostam de estar informado sobre o que está a comprar, saber quem está por trás do produto e aferir então a qualidade. A verdade é que temos hoje em dia produtos que embora apresentando um preço inferior apresentam superior qualidade, no entanto o marketing à sua volta pode não ser tornar apelativo, no entanto a informação ao consumidor pode-se tornar de vital importância para o seu sucesso.

Junte-se a nós no IoT Solutions World Congress e saiba como a Inteligência Artificial aplicada aos dados de IoT pode ser um factor determinante para o sucesso da sua organização.

Existem também as preocupações ambientais para a qual todos nós estamos mais despertos, e de grande importância para que se possa continuar para um futuro saudável. Se antigamente era irrelevante a marca utilizar materiais naturais, optar por madeiras da única floresta que tem taxas de reflorestação positiva, apostar no know-how de artesãos ou eleger o processo de fabrico com a menor pegada ecológica possível, hoje em dia este tipo de informação pode determinar o cliente ficar ou não fiel à marca. É a informação e o que se faz com ela que defina e posicione a marca.

Ainda há pouco tempo podemos tomar conhecimento pelas notícias que grande parte dos alimentos vai das prateleiras para o lixo, sendo que nem todos ou grande parte esteja abaixo da qualidade para que possa ser consumida.

Se tecnologias como Blockchain permitem manter o rastreio de onde e como os produtos foram criados, acondicionados e/ou transportados, tecnologias como Inteligência Artificial permite fazer da informação rastreada e levar-nos a decisões mais inteligentes.

Peguemos no exemplo dos prazos de validade, em que se tivermos informação relativamente aos produtos de qual, onde, quando e como providenciada por tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Blockchain, então podemos utilizar a Inteligência Artificial para erradicar prazos de validade fixos/estáticos e que hoje em dia parecem já não fazer sentido e apenas com base na data de embalagem ou produção.

Através da utilização de #Blockchain , #MachineLearning e/ou Inteligência Artificial podemos facilmente gerir dinâmicamente os prazos de validade dos produtos. Click To Tweet

Voltando às tendências tecnológicas, está visto que elas acabam, inevitavelmente, por influenciar os consumidores, o mercado, a sociedade e, como tal, torna-se quase que obrigatório que as estratégias de negócio sejam desenvolvidas tendo em conta e considerando a sua existência.

Penso que o investimento e a aposta em novos processos, sistemas, ferramentas e competências adaptadas a este novo paradigma é essencial para se continuar no mercado e conseguir estar à altura da concorrência e exigência dos consumidores.

Os tempos atuais são caracterizados por mudanças profundas e está visto que as inovações disruptivas, seja na produção, retalho, na saúde, na energia ou qualquer setor qualquer, têm potencial para melhorar e proporcionar grandes avanços, o que significa que não podemos parar e temos que nos adaptar a este admirável mundo novo!

in hipersuper
Share

About Author

Miguel Gaspar

Customer Advisor Miguel Gaspar

Miguel is working on Data Management team where he is engaged with customers on Data Governance and Personal Data Protection. He has a strong background designing end-to-end solutions on Big Data, Analytics and IoT, while advising strategic customers. He is a very curious person that enjoys being challenged to find solutions to a variety of problems, for him, every day is a new seeking to learn something new and contribute back.

Leave A Reply

Back to Top